Virada Cultural de BH: veja roteiro com dicas para curtir o evento
Evento propõe uma imersão cultural no centro de Belo Horizonte neste sábado e domingo
Preparando-se para um fim de semana cheio de imersão cultural no hipercentro de Belo Horizonte? A Virada Cultural está prestes a agitar a cidade com uma ampla gama de apresentações e atividades para todos os gostos: são pelo menos 240 atividades se desenrolando de 19h de sábado (19) até às 20h de domingo (20). Tudo isso sem contar a programação do Viradão Gastronômico, que, reunindo 34 estabelecimentos, apresenta pratos de até R$ 30, todos pensados especialmente para o evento.
Diante de tantas possibilidades, preparamos um roteiro que, pautado pela diversidade, pode te ajudar a fazer escolhas acertadas no evento que deve atrair um público estimado em 300 mil pessoas. Neste guia, exploramos desde apresentações musicais de diferentes gêneros até atrações de artes visuais e performances.
https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1jfE865DGayBO2i1cGN-QNrjWGQI5Hi8&ehbc=2E312F
Primeiras 12 horas
Palco Gramado
19h – Abra a noite em grande estilo com a deliciosa combinação entre música orquestral e swing que acontece no Palco Gramado, no Parque Municipal, onde a Orquestra Sesiminas se apresenta com o cantor Marcelo Dai em uma emocionante homenagem ao carioca Wilson Simonal. A programaçãp neste espaço, aliás, segue com vários destaques noite adentro.
Palco Sesc
20h10 – Na sequência, vale ir à praça das Estação, onde será montado o Palco Sesc, que vai ser embalado pelo partido-alto de Adriana Araújo, artista que vem se consolidando na cena das rodas de samba de BH.
Palco Viaduto
21h – Junte-se ao multiartista Thaíde na celebração de 40 anos de carreira. O show, que acontece embaixo do Viaduto Santa Tereza, celebra também os 50 anos de Hip Hop global e os 40 anos do Hip Hop no Brasil.
Palco Gramado
21h20 – Outra opção no mesmo horário é voltar ao Palco Gramado para assistir Sangria Desatada, espetáculo de Augusta Barna, artista mineira que fez sua estreia em 2021, é dona do single “Acaju” e se sagrou vencedora do Prêmio Flávio Henrique 2023, entregue pelo BDMG Cultural. E se a preferência, a essa altura, for andar menos, continuar no espaço é uma boa ideia.
22h30 – O próximo show no lugar é o da multiartista Coral que, nascida em Jequié, no interior da Bahia, e radicada em Belo Horizonte, recria diversos ritmos como samba, maracatu, coco, reggae, ijexá, funk, MPB e pop, emoldurando uma poesia engajada.
Palco Sesc
22h30 – Mas se você não quer perder a apresentação de uma das headlines do evento, então o seu destino é o Palco Sesc para conferir o espetáculo da cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, que divide palco com a Paige, nome de destaque da nova cena musical em Minas Gerais.
Palco Viaduto
23h – Após o show, quem sabe dá para pegar um pouquinho da apresentação de MAC Júlia, que, com MC Fabinho da OSK & DJ Ws da Igrejinha, assina o hit Xananan, marcada pelo beat característico do funk de BH.
Palco Gramado
23h40 – Ou, quem sabe, ir ao Parque Municipal, que vai receber o show do duo mineiro Clara x Sofia, também um expoente da cena musical independente.
Palco Parque
00h30 – Se Dorival Caymmi cravou que quem não gosta de samba, bom sujeito não é, o evento é também uma oportunidade para se mostrar, digamos, um sujeito exemplar. Daí que, na virada de sábado para domingo, uma boa pedida é o Samba da Meia Noite, que apresenta o repertório de “Eu Sou de Minas Gerais”, 1° álbum do grupo lançado neste ano.
Palco Guaicurus
01h – O debute no Palco Guaicurus, instalado na rua de mesmo nome, é com a festa que mistura música eletrônica e arte drag queen, a Eleganza, que se estende até às 4h
Palco Sesc
02h20 – O Baile do Serrão, que chega ao Palco Sesc depois do Explosão Bloco Funk You, é a pedida para os fãs do funk belo-horizontino, que vem ganhando projeção nacional com sonoridade e passinho próprios.
Palco Guaicurus
04h – De volta à Guaicurus, na madrugada vale ir de @bsurda, que, combinando DJs e performances, se transformou em uma das maiores festas LGBTQIAPN+ de música pop do Estado.
Aproveite o visual. Ao transitar entre os palcos, aproveite para curtir as projeções laser do Homem Gaiola, realizadas entre 19h e 5h, na fachada do edifício Itatiaia, nas adjacências da praça da Estação. E não deixe de olhar para cima: no alto do Edifício Central, na av. dos Andradas, a Festa da Luz expõe uma escultura criada pela artista Paula Duró.
Últimas 12 horas
Palco Parque
09h – Pensando nas famílias com crianças, a programação matinal de domingo tem um amplo leque de possibilidades pensadas especialmente para os pequenos. Para começar o dia, no Parque Municipal, as Makambas Brincantes convidam crianças de todas as idades a sair um pouquinho das telas e se divertir com o espetáculo “Menineça Sabi: Sabor de infância”, que inclui palhaçaria, cantoria, brincadeiras e contação de histórias
10h – Na sequência, no mesmo espaço, acontece o Festival Canção Criança – Amaranto para Crianças, com intuito de divertir e fomentar o conhecimento e o desenvolvimento criativo dos pequenos.
Palco Gramado
10h10 – Ainda no Parque Municipal, em um outro palco, duas celebrações consecutivas merecem atenção. Primeiro, acontece um show “Dê cordas ao mundo”, que comemora os 60 anos do violeiro cantador Chico Lobo.
11h20 – A apresentação é seguida pelo espetáculo que comemora os 50 anos de carreira do multiartista Maurício Tizumba, que sobe ao palco com os projetos Batuka e Tambor Mineiro.
Viaduto Santa Tereza
10h às 16h – Os hiatos entre apresentações são um convite para acompanhar um clássico da Virada Cultural de BH: o Mundialito de Rolimã do Abacate, que chega à sua 10ª edição transformando a ladeira da av. Assis Chateaubriand, nas imediações do Viaduto Santa Tereza, em pista.
Palco Sesc
12h40 – Mais uma atração tradicional do evento, que merece um lugar no roteiro, é o Campeonato Interdrag de Gaymada realizado pela Cia. Toda Deseo, que vai acontecer na praça da Estação.
Espaço Cine
15h – Para quem quiser fugir um pouco do circuito de palcos principais, o espaço cine oferece uma programação convidativa, incluindo o Festival de Performance Durante 3 Minutos pra amanhã, seguido de bate-papo com Shima, Efe Godoy e Camila Buzelin, que vão realizar obras de criação coletiva, ou seja, incluindo o público nesse processo.
Palco Viaduto
15h00 – Outra possibilidade para quem não quer sair do circuito principal do evento é a Final Estadual Minas Gerais do Duelo Nacional 2023, que ocorre embaixo do viaduto Santa Tereza, principal reduto do Hip Hop de BH. O evento é realizado pelo Coletivo de Rua, sendo uma etapa importante da iniciativa que culmina, geralmente em dezembro, no Duelo de MCs Nacional – A Grande Final, uma competição entre os melhores MCs de cada Estado.
Palco Sesc
16h10 – Já se encaminhando para o final do evento, é hora de se dirigir à praça da Estação, onde Mariana Nunes presta tributo a Gal Costa, que faleceu em novembro de 2022, e Rita Lee, morta em maio deste ano.
17h20 – Na sequência, mais uma oportunidade para celebrar outras vozes femininas do universo musical com a apresentação do grupo Ablusadas, primeira banda de blues brasileira formada exclusivamente por mulheres.
18h30 – O gran finale é o show de rock do Titãs, que traz para a Virada Cultural com sua formação atual – Tony Bellotto, Sérgio Britto e Branco Mello –, apresentando a turnê “Olho Furta-Cor”.
*Com informações de O Tempo