Cultura Organizacional e Nudges: Desvendando a Mudança deComportamento Rumo à Sustentabilidade nas Empresas
Por Mariana Borges*
Na era da sustentabilidade, em que desafios ambientais sem precedentes definem a agenda global, o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança) emerge como uma poderosa estrutura para avaliar a sustentabilidade e ética organizacional. Além das mudanças climáticas, essa abordagem também engloba justiça social, diversidade e governança corporativa.
Este artigo explora o complexo vínculo entre cultura organizacional e mudança de comportamento, destacando estratégias como nudges para impulsionar ações concretas em direção a um futuro mais sustentável.
Cultura Organizacional e Sustentabilidade
Um dos primeiros passos de incorporação da Agenda ESG na estratégia de uma empresa é o alinhamento da cultura organizacional com os princípios ESG. A cultura organizacional desempenha um papel crucial ao moldar a identidade da empresa, formar valores, influenciar o comportamento dos colaboradores e impulsionar o desempenho e a inovação.
Em função disso, em qualquer movimento de mudança ou de transformação, é fundamental iniciarmos trabalhando a cultura da organização. A mudança cultural é um processo desafiador, exigindo autoconhecimento e reflexão sobre preconceitos inconscientes que moldam decisões e ações. A especialista em transformação de cultura organizacional Carolyn Taylor** acredita que: “para mudarmos a cultura, é necessário um entendimento da cultura, como opera e age e o que é necessário para promover alguma mudança cultural.”
Segundo Taylor, devemos seguir alguns passo para essa mudança:
1) “Entender qual é a cultura de sua organização e como esta impacta o desempenho das pessoas e, consequentemente, da instituição. Quais são suas histórias, rituais, símbolos, linguagens e crenças. Conhecer os símbolos, que trazem à mente das pessoas os valores.
2) Definir e descrever a cultura alvo com comportamentos, crenças, rituais e valores desejáveis que a sustentarão.
3) Construir um plano baseado em comportamentos, símbolos, rituais e valores definidos e que devem ser conduzidos pela liderança com disciplina e foco. Contudo, como todo processo de mudança este movimento não é fácil.”
Precisamos sempre lembrar que as pessoas se mantêm ligadas aos valores históricos e às formas de agir e compreender a cultura organizacional é essencial para direcionar estratégias de mudança de comportamento nas organizações.
Nudges: Estimulando as Mudanças de Comportamento
Os nudges, ou empurrões, surgem como uma ferramenta promissora para influenciar comportamentos sem coagir escolhas. Eles alteram a arquitetura de escolhas, tornando-as mais favoráveis às ações desejadas. São muitos os exemplos de ações que utilizam esta ferramenta, como a de um restaurante self service, que reduziu o tamanho do prato para reduzir o desperdício de comida. Ou a colocação de setas no chão para indicar a direção em que se deve seguir. Isso é um nudge! Elas não obrigam ninguém a ir naquela direção, mas muitas pessoas seguem porque é mais fácil e claro. Os nudges são ferramentas eficazes na promoção de comportamentos sustentáveis.
Erros Comuns na Mudança de Comportamento
Para navegar nessas complexidades, muita gente tem se aprofundado no campo da ciência comportamental, que nos ajuda a compreender estes comportamentos humanos e porque cometemos tantos erros ao desenhar uma ação para mudança de comportamento.
Destaco 3 erros frequentes na abordagem de mudança de comportamento já identificados e analisados:
1) A suposição de que se conhece o comportamento do público-alvo. Este erro pode levar a uma solução genérica e soluções genéricas não engajam ou engajam muito pouco.
2) A crença de que fornecer conhecimento é suficiente para influenciar comportamentos, quando na verdade, a maior parte dos nossos comportamentos é feito de forma automática, sem pensar o que nos levar a tomar decisões frequentemente de forma irracional.
3)Tentativas de alterar valores pessoais para mudar comportamentos, além de desafiadoras são ineficazes. Porque as prioridades de valor são difíceis de mudar. Um dado que mostra que 77% das pessoas acham que a mudança climática é urgente, mas comem cada vez mais carnes, desperdiçam alimentos, o que evidencia um descompasso entre o que as pessoas pensam e o que elas fazem.
Para criar uma estratégia que realmente influencia na mudança de comportamento é preciso investigar o dia a dia da pessoa, por que as pessoas têm os hábitos que tem e quais são seus desafios. E entender também quais as barreiras que precisam ser eliminadas da vida delas, para conseguir engajar.
Estratégias Eficazes para Influenciar Comportamentos
Algumas estratégias podem ser adotadas para superar os erros comuns na mudança de comportamento. A estratégia de vender o que as pessoas querem, mas entregar o que elas precisam, que envolve o empacotamento atrativo de soluções que atendam às necessidades reais das pessoas. A concentração no comportamento real, em vez do discurso, reconhecendo que ações tangíveis são mais relevantes do que intenções. Além do uso de nudges como uma abordagem eficaz para guiar escolhas sem limitar opções.
O caminho para um futuro sustentável exige a compreensão profunda da cultura organizacional, a adoção de estratégias eficazes de mudança de comportamento e o uso inovador de ferramentas como o nudges. Reconhecendo os erros comuns e aplicando abordagens criativas, podemos alinhar os valores das empresas e indivíduos à sustentabilidade, pavimentando o caminho para um mundo mais equilibrado e ético. A mudança cultural e comportamental é a chave para transformar a sustentabilidade de um
conceito em ação tangível.
*Artigo escrito por Mariana Borges, mentora e consultora em ESG e Sustentabilidade, especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/marianaborges.esg/
**Carolyn Taylor – Livro: Walking the talk: building a culture for success
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