Barbie em toda parte: investimento em divulgação do filme é estimado em US$ 100 milhões

No Brasil, ações de marketing se alastraram desde as redes de fast-food até linhas de transporte público

Os tons de rosa tomaram conta do Brasil e do mundo durante o pré-lançamento do filme “Barbie”, que estreou nos cinemas na quinta-feira (20).

Por trás da forte estratégia de marketing, o montante investido pela Mattel Films e Warner Bros poderia chegar a marca de US$ 100 milhões, segundo estimativas.

A campanha começou em abril de 2023 com fotos “vazadas” dos protagonistas Margot Robbie e Ryan Gosling andando de patins em Venice Beach, na Califórnia.

Por aqui, as ações de divulgação do filme se alastraram desde as redes de fast-food até as linhas de transporte público.

Já nos Estados Unidos, um dos grandes destaques foi a relistagem da “Casa dos Sonhos da Barbie” em Malibu pelo Airbnb, que está com as reservas esgotadas.

“O filme trouxe uma ‘Barbieficação’ do cinema, das prateleiras das lojas de departamento, de cosméticos e produtos de higiene, etc”, afirma.

Aquino avalia que a campanha de marketing de “Barbie” ficou maior do que o próprio lançamento do filme.

“Isso traz uma grande oportunidade para a marca retomar seu posto e reverter os gráficos que estavam flertando com o vermelho”, explica.

O especialista destaca que o mundo exige ações afirmativas e pluralidade.

“O pulo do gato será fazer o mundo cor-de-rosa da marca abraçar a diversidade efetivamente, uma vez que possui tantos privilégios e pode ser uma grande porta-voz das mudanças”, diz.

No entanto, Aquino afirma que a retomada vai depender dos gestores da marca transformarem o conteúdo do filme em uma cadeia de ações coerentes.

“Os outros produtos da Mattel também estão preocupados com a diversidade? As embalagens dos produtos estão se adequando às questões socioambientais? A empresa possui um quadro de funcionários diverso, assim como o mundo da Barbie apresentado no filme?”, questiona.

*Com informações de CNN

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