Por que Barbie se tornou um fenômeno antes mesmo da estreia?
O live-action da Barbie ainda nem chegou aos cinemas, mas já é considerado um dos grandes sucessos de 2023. O longa estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling já é a maior pré-venda de ingressos do ano pelo site Ingresso.com, superando em 166% as expectativas. E isso é só mais um motivo para a Warner Bros. comemorar, já que o estúdio responsável pelo filme confirmou que a produção já se tornou a maior pré-venda que a empresa já teve em toda sua história no Brasil.
Todo esse sucesso se deve principalmente à divulgação intensa que vem acontecendo desde o lançamento do primeiro teaser, disponibilizado em dezembro de 2022. Quanto mais a data de estreia se aproxima, no entanto, mais o público é bombardeado com publicidades, roupas, exposições e até comidas que fazem referência à boneca de plástico lançada na década de 1950. Faltando poucos dias para a estreia, a onda rosa já tomou conta do mundo.
Um exemplo disso é que a rede de fast food Burguer King lançou, em parceria com a Warner, uma linha completa de lanches inspirada na boneca. Chamado Combo BK Barbie, a promoção inclui o Pink Burguer e seu chamativo molho rosa, batata frita, um shake e um donut com cobertura de chocolate rosa e branco. Tudo isso embalado em uma caixa em formato de bolsa pink.
Além do fast food, algumas redes de cinemas também investiram em combos para atrair o público. Essas ações, claro, contribuíram para o filme ganhar ainda mais atenção. No Google, as buscas por Barbie dispararam e o próprio buscador se vestiu com as cores da boneca para celebrar a estreia em um divertido easter egg.
O estilo Barbie Core
Mas só o marketing pesado da Warner não justifica todo esse frenesi em torno do lançamentodo filme. Outro ponto que contribui para o sucesso (e que também pegou carona nele) é a tendência Barbie Core, que é baseada em roupas, penteados, sapatos, bolsas, acessórios e tudo mais que remeta à boneca. Basta você ir a qualquer shopping para ver isso na prática.
O termo teve um aumento de buscas no Google no final de 2022, justamente na época em que o primeiro teaser foi lançado. E, em julho de 2023, as pesquisas por ele voltaram a subir. Outras palavras buscadas são cor-de-rosa, Barbie Filme e look Barbie.
Basicamente, todas as marcas lançaram produtos relacionados à personagem. Marcas como GAP, C&A e Riachuelo apostaram coleções limitadas e licenciadas pela Mattel, enquanto outras empresas foram por um caminho mais econômico que, embora não seja oficial, manteve o rosa sempre em destaque. Para onde quer que você olhe, o estilo da boneca está em evidência. Ao longo dos últimos meses Barbie se tornou uma força onipresente.
Trilha Sonora
As canções que embalam a trama do live-action também chamaram a atenção do público. O Barbie The Album traz nomes como Ava Max, Nicki Minaj, Karol G e até Dua Lipa, que aparece com a sua a Dance the Night. São nomes muito populares da música pop e que, graças a todo barulho causado pelo filme, ficaram ainda mais evidência. E é uma máquina que se retroalimenta: quanto mais as canções tocam, mais Barbie segue no topo do interesse do público e isso faz com que as músicas sigam como hits.
Outro nome forte na trilha sonora é de Billie Eilish, que canta What Was I Made For, música produzida junto com Finneas O’Connell. A canção foi lançada no dia 13 de julho e rapidamente chegou ao top 10 do Spotify, conquistando mais de 3 milhões de reproduções.
Com uma pegada dramática, a letra fala sobre descobrir que o mundo perfeito não é real, temática que também faz parte do longa. No clipe, a cantora traz o clássico rabo de cavalo da Barbie como penteado.
Nostalgia e relevância da Barbie
Outro ponto mais do que fundamental para explicar a febre Barbie é a nostalgia. Desde que os primeiros trailers foram divulgados, a Warner apostou bastante nas lembranças que muitas mulheres têm com o brinquedo. Lançada em 1959, a boneca esteve presente na infância de muitas pessoas e, por isso, é compreensível a ansiedade do público para vê-la ganhar vida nas telonas pela primeira vez.
Vale ressaltar ainda que Barbie é uma das bonecas mais relevantes do mundo, sendo o único objeto homenageado pelo CFDA Fashion Awards, premiação do Conselho de Designers de Moda da América.
Fabricada pela Mattel, a linha de brinquedos tem coleções inclusivas, como a Fashionista que traz uma boneca cadeirante e uma com prótese na perna, e ainda aquela que retrata diferente tipos de profissões.
O elenco de peso também é um atrativo já que Robbie e Gosling são dois grandes nomes do cinema atual. Junte isso ao fato do filme ser dirigido por Greta Gerwig, indicada ao Oscar pelo seu Lady Bird e a receita do sucesso está pronta.
Se você assim como a maioria também está empolgado com o lançamento do live action da Barbie, fique atento, pois o filme chega aos cinemas no dia 20 de julho.
*Com informações de Canal Tech