Californianos fazem fila para ver flor-cadáver que dura apenas 48 horas
A espécie exótica floresce a cada 4 ou 5 anos – o que acaba de acontecer nas cidades de San Diego e São Francisco
Se há uma planta capaz de atrair multidões, essa é a flor-cadáver. Com 2,5 m de altura e um odor fétido, a Amorphophallus titanum pode levar até 7 anos para florescer, por apenas 2 ou 3 dias. Na última semana, duas flores-cadáveres resolveram presentear os californianos com seu fedor e causaram filas no Jardim Botânico de San Diego e no Conservatório de Flores de São Francisco.
Após a primeira floração, a flor-cadáver costuma aparecer a cada 4 ou 5 anos. A espécie de San Diego floresceu há menos tempo, em 2021, enquanto o exemplar de San Francisco, batizado de Scarlet, havia florescido pela última vez em 2019. Não à toa, centenas de visitantes esperaram por até duas horas na fila do conservatório para presenciar este feito da natureza.
Como o nome popular indica, apesar do tamanho impressionante, a espécie ficou famosa mesmo por seu mau cheiro. Segundo o Jardim Botânico de San Diego, o odor exalado nas primeiras 48 horas de floração pode ser comparado a “queijo, alho, pés fedorentos, fraldas ou peixe podre”.
Na natureza, o atributo de cheirar carniça ajuda a planta a atrair polinizadores inusitados, como besouros e moscas. Contudo, a população de flores-cadáveres ao redor do mundo está diminuindo. Atualmente, existem cerca de mil exemplares em seu habitat natural, nas florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, ameaçadas pela extração de madeira e pela atividade agrícola.
*Com informações de Revista Casa e Jardim