Cocô de bebê pode conter dez mil vírus desconhecidos pela ciência

Existem mais de dez mil vírus desconhecidos no cocô de um bebê. Pelo menos, foi isso o que uma equipe de cientistas revelou em estudo publicado na revista Nature Microbiology. Para chegar à descoberta, o grupo chegou a analisar amostras fecais de 647 bebês.

Os vírus em questão são bacteriófagos — infectam exclusivamente bactérias e constituem uma grande parte do microbioma humano, que consiste em uma coleção complexa de microorganismos. O componente viral do microbioma intestinal, por exemplo, é principalmente de bacteriófagos que ajudam a manter um ambiente saudável.

Com base nas descobertas, os pesquisadores criaram uma espécie de atlas de vírus do intestino infantil, onde agruparam em 248 famílias, das quais apenas 16 eram conhecidas anteriormente.

Os pesquisadores nomearam as 232 famílias de vírus recém-identificadas restantes com nomes de crianças que participaram do estudo.

Vírus intestinal infantil

Cocô de bebê pode conter dez mil vírus desconhecidos pela ciência (Imagem: dolgachov/envato)

Os autores do estudo destacam que cada pessoa tem seu próprio conjunto único de bacteriófagos e outros vírus no intestino. Embora cada viroma intestinal seja único, ele também é estável ao longo do tempo em adultos, o que significa que você carrega consigo o mesmo conjunto de vírus à medida que envelhece.

De qualquer forma, o estudo esclarece que, logo após o nascimento de um bebê, esse viroma é muito diferente do de um adulto e só se estabiliza depois de alguns anos. Na análise, apenas cerca de 800 desses vírus tinham sido encontrados antes.

Fonte: Nature Microbiology via Science Alert

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *