CLDF lança Frente Parlamentar em Defesa dos Animais

A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais foi lançada em sessão solene nesta quinta-feira (4), às 19h. O autor do requerimento para realização da abertura é o deputado Daniel Donizet (PL), que contou com apoio de 16 distritais para a iniciativa.

“O objetivo principal [da criação da Frente] é desenvolver debates e ações no sentido de defender os direitos dos animais no Distrito Federal, bem como trabalhar para aumentar a efetividade das políticas, programas e mecanismos existentes. Quando necessário, desenvolver ou sugerir a adoção de outras medidas mais aprimoradas para a temática”, justifica Daniel.

Segundo o deputado, a Frente irá propor a integração de órgãos do DF com entidades empresariais, não governamentais e do Terceiro Setor para aprimorar as ações em defesa dos animais e em benefício da sociedade. Para ele, essa unificação, das entidades públicas e privadas, proporcionará recolhimento e divulgação de informações sobre fontes de fomento, financiamento e outras formas de apoio a projetos relacionados à proteção, preservação e cuidado dos animais. 

Além disso, o parlamentar propõe: 

  • A defesa do Hospital Veterinário Público (HVEP) do Distrito Federal, “cuja estratégia incentiva a atuação conjunta dos órgãos de saúde e vigilância sanitária, visando ao desenvolvimento da saúde humana e animal”. 
  • A formação de grupos de crianças e jovens nas escolas públicas, através de cursos, palestras e visitas, com foco em educar os agentes e animadores locais, visando à defesa e a proteção dos animais. 
  • Formação e qualificação a professores, tutores e monitores para orientar os alunos ou cidadãos interessados na temática. 

Para a sessão solene, que será transmitida pela TV Câmara (Canal 9.3), portal e-Democracia e Youtube, foram convidados integrantes do grupo Embaixadores da Causa Animal no Brasil, entre eles, os deputados federais delegado Bruno Lima (PP-SP), delegado Matheus Laiola (UNIÃO-PR), Marcelo Queiroz (PP-RJ) e Fred Costa (PATRIOTA-MG). Autoridades locais, ativistas, protetores independentes, representantes de entidades e da sociedade civil também devem estar no evento da Câmara Legislativa do DF.

* Com informações da assessoria de comunicação do deputado Daniel Donizet

Joás Benjamin (Estagiário) – Agência CLDF

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *