X-Men: HQ mostra a verdadeira extensão dos poderes de Ciclope
Ciclope, o líder dos X-Men, já provou ser um ótimo combatente em várias situações, especialmente por conta de sua disciplina e genialidade tática, com vários planos de contingência para qualquer situação. Ele também é um mutante muito poderoso, embora não seja muito lembrado nesse quesito. Mas eis que uma HQ mostra a verdadeira extensão de suas capacidades sobre-humanas.
Isso aconteceu em X-Men: Civil War, de David Hine e Yanick Paquette. A HQ lançada em 2006 fazia parte do conflito em que duas facções de heróis, lideradas por Capitão América e Homem de Ferro, entraram em choque por conta de diferenças políticas em torno do programa governamental de registro público de todos os super-humanos em solo estadunidense — a Guerra Civil da Marvel, que já foi adaptada para os cinemas.
Quando os Filhos do Átomo entraram no conflito, Ciclope, controlado pelo mutante Johnny Dee, tentou matar Bishop, que apoiava o Homem de Ferro. Como Bishop absorve energia, a ideia do manipulado Scott Summers era sobrecarregar o oponente com suas rajadas ópticas. Mas, o domínio de Dee não apenas mandou Scott assassinar o colega, como também o forçou a levar seus poderes a limites superiores nunca vistos.
Além de sobrecarregar Bishop fatalmente, Scott ficou também com seu corpo explodindo de energia. Em vez de emitir rajadas apenas pelos olhos, toda sua pele parece querer expelir seu poder, de maneira que, se não tivesse suas habilidades mutantes anuladas por Sanguessuga, talvez não resistisse aos danos neurológicos.
Os X-Men sabem que Ciclope restringe seus poderes
Não é de hoje que os leitores, e os próprios colegas de equipe nos X-Men, estão cientes de que Scott Summers é muito mais poderoso do que aparenta ser. Indícios disso estão em sua própria família: seu irmão mais velho, o mutante Vulcan, é considerado de nível Ômega; e Destrutor, o mais novo, já mostrou mais de uma vez que tem praticamente a força de uma bomba nuclear viva em seu corpo.
Em outras histórias anteriores à Guerra Civil, já vimos Scott liberar quantidades massivas de suas rajadas ópticas, com efeitos devastadores. Além disso, em mais de uma trama acompanhamos o líder dos X-Men citar que possui bloqueios mentais, que, basicamente, criam um “teto falso”, justamente para evitar que ele abuse demais de suas capacidades e perca o controle — evitando, assim, tanto danos para terceiros quanto para si mesmo.
Os próprios X-Men, principalmente a Rainha Branca Emma Frost, estão cientes do potencial “freado” de Scott. E sempre é especial quando vemos Ciclope se liberar um pouco, já que parte de sua própria jornada pessoal tem a ver com o tema “repressão”. Além disso, o líder dos X-Men também sofre com sua necessidade em manter tudo ao seu redor sob certo controle.
Então, o fato de ele conter suas habilidades mutantes faz parte de sua própria evolução como personagem ao longo dos anos. Isso torna um herói que bastante gente acha “certinho” ou “sem sal” muito mais interessante, ainda mais na fase que chegou com o brilhante escritor Jonathan Hickman.