Adeus, cadeira do meio! Conheça o inovador design de assentos de avião
Uma ideia de repaginada nos assentos econômicos tem feito sucesso e pode, quem sabe, mudar as estruturas de cadeiras dos aviões daqui para frente.
O evento Crystal Cabin Awards 2023 surpreendeu a todos com a apresentação de um novo modelo de estrutura de assentos do avião. Esse modelo é mais econômico e traz um conceito de cabine múltipla, que exclui a necessidade de haver a terceira cadeira de maneira simples e prática. Para saber mais detalhes dessa inovação, continue lendo.
Novo design de estrutura de assentos econômicos do avião exclui a terceira cadeira
Em vez de três fileiras de três assentos lado a lado, como é o comum nos aviões, o projeto novo propõe dividir os passageiros da classe econômica em três cápsulas, em formas de tubo, em que uma delas ficaria acima das outras duas. Dessa forma, o assento intermediário seria eliminado, junto ao desconforto de viajar no meio de desconhecidos.
Cada “pod”, como é chamada a cápsula, tem uma configuração de assentos 2-2, possuindo um corredor no meio para que ninguém precise humilhar-se ao esbarrar na face do passageiro vizinho para poder ir ao banheiro ou esticar as pernas um pouquinho. Nesse caso, a proposta promove um corredor igual para todos e muito mais conforto para a viagem.
O projeto vem de uma empresa espanhola chamada Taller de Arquitectura T36 e já é cotado para sair do papel e tornar-se realidade. Dentre as inúmeras vantagens do design, não somente os passageiros beneficiam-se, mas as companhias aéreas também.
A divisão nova garante a presença de mais passageiros nas aeronaves, o que facilitaria muito a vida das companhias aéreas e até dos aeroportos, aumentando e melhorando o fluxo de voos. Só benefícios, né? Mas não deixemos de citar as preocupações.
Como em qualquer projeto, algumas coisas precisam ser colocadas em pauta, e a primeira delas é a segurança do voo. Com esse modelo de divisão, é preciso repensar o local das saídas de emergência, que, com a configuração de “tubos”, acabam ficando inviáveis da forma como as conhecemos.
Mas e aí, o que achou da ideia? Inovadora ou perigosa? Econômica ou arriscada? Você viajaria em um avião assim?
*Com informações de Rotas de Viagem