Dia Mundial da Água | Aparelho torna potável água suja de rios e poços
Em meio à crise hídrica, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22) como forma de conscientização. Para resolver parte do problema, a startup de sistemas de filtragem PWTech desenvolveu um equipamento capaz de purificar quase 5.760 litros de água por dia, eliminando vírus e bactérias. Assim, aquela água imprópria para consumo se torna potável.
A ideia por trás da tecnologia é atender a comunidades carentes, que enfrentam problemas de saneamento. A criação remove 99,5% das partículas presentes na água, tornando-a própria para o consumo humano.
O equipamento, que ganhou o nome de PW5660, funciona com qualquer tipo de energia. Segundo os próprios responsáveis por seu desenvolvimento, o novo produto “nasceu para ir onde a rede de distribuição não vai.”
Tendo em mente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a PWTech assume ideias como o Projeto Nascente, voltado a garantir saneamento básico aos moradores da Ilha do Bororé, localizada às margens da represa Billings, em São Paulo (SP). Sem abastecimento de água potável, a comunidade consumia água proveniente de poços instalados nas residências, sem qualquer tipo de tratamento prévio.
O equipamento PW5660 já chegou a ser instalado em São Paulo na Ilha do Bororé e na UBS da Barra do Sahy. Na região norte do país, está localizado em comunidades Yanomami e ribeirinhas.
Neste Dia Mundial da Água, a ONU convida os países à Conferência da Água, uma oportunidade para unir o mundo em torno da solução da crise de água e saneamento. A ideia é que os governos nacionais e as partes interessadas de todos os níveis da sociedade colaborem para assumir compromissos voluntários para acelerar o progresso de metas e objetivos relacionados à água acordados internacionalmente.
*Com informações de Canal Tech