Que tal se exercitar e contribuir com o meio ambiente?
Embaixada da Suécia e SLU promovem ação que concilia atividade física e limpeza ambiental neste domingo (12), a partir das 8h30
Você já pensou em como salvar o meio ambiente enquanto se exercita? É isso que propõe o plogging, uma atividade sueca que mistura corrida com plocka upp (expressão que, no idioma sueco, equivale a pegar coisas do chão). Por meio de uma iniciativa do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) com a Embaixada da Suécia, a população brasiliense poderá participar dessa ação neste domingo (12), a partir das 8h30, nas imediações da Concha Acústica, no Lago Paranoá.
Familiar e coletivo, o plogging pretende mostrar que é possível e preciso cuidar do meio ambiente nos momentos de atividade esportiva. O evento conta com apoio da unidade em Brasília da Eunic (sigla de European Union National Institutes for Culture), da Delegação da União Europeia e da Unesco Brasil. A Eunic Brasília terá a água como tema de suas atividades programadas para este ano.
O que é plogging?
“Se um ambiente está sujo, a tendência é que as pessoas o sujem ainda mais. Mas, se está limpo, as pessoas têm mais vontade de mantê-lo limpo”Erik Ahlström, criador do plogging
O plogging foi criado por iniciativa do ativista ambiental Erik Ahlström, que viveu 20 anos fora da Suécia e, quando voltou, encontrou um lugar que não reconhecia. “Quando eu mudei de volta para Estocolmo, tinha tanto lixo, e ninguém estava pegando aquilo do chão; então, resolvi começar uma mudança”, conta ele. A primeira providência foi começar a catar lixo no caminho de onde quer que estivesse se exercitando.
Aos poucos, o plogging se transformou em uma atividade familiar e passou a ser praticado em diferentes lugares do mundo, em especial ao redor de ambientes aquáticos. Segundo dados da ONU, 1 milhão de garrafas plásticas são compradas no mundo a cada minuto e até 5 trilhões de sacolas plásticas descartáveis são usadas a cada ano.
Muito desse lixo jogado nas águas acaba voltando para as faixas de areia e degradando o entorno das águas. “Lixo gera mais lixo”, afirma Erik Ahlström. “Se um ambiente está sujo, a tendência é que as pessoas o sujem ainda mais. Mas, se está limpo, as pessoas têm mais vontade de mantê-lo limpo”.
O plogging pode ser considerado o que especialistas em atividades físicas chamam de “treinamento intervalado”. Isso porque a rápida parada para resgatar um resíduo do chão vai diminuir o ritmo da corrida, mas aumentará o gasto calórico. É um exercício que pode ser tão eficaz quanto a corrida, além de consumir cerca de 288 calorias em uma hora.
Serviço
Manhã de plogging – atividade física e limpeza ambiental
→ Domingo (12), a partir das 8h30, atrás da Concha Acústica, no Lago Paranoá.
→ Participação aberta ao público.
*Com informações do SLU