Faça um favor a si mesmo: limpe o cache do WhatsApp com frequência
Muitos usuários não sabem, mas limpar o cache do WhatsApp é uma medida essencial para garantir o bom funcionamento do aparelho e a segurança.
Presente na vida de milhares de pessoas, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado entre os brasileiros. O que muitos desses usuários não sabem é que é possível economizar espaço no celular, mantendo a segurança do mensageiro, com apenas um passo. É necessário limpar o cache! Esta medida pode deixar muitos em dúvida, no entanto.
O termo cache se refere aos arquivos que ficam armazenados temporariamente nos smartphones. Eles agem como uma espécie de memória rápida para os celulares, acelerando o acesso aos aplicativos. Com isso, o carregamento destas ferramentas acontece de forma mais rápida, economizando o uso de dados móveis dos planos, por exemplo.
O excesso dele pode trazer algumas consequências negativas para os celulares, hein?
Por que limpar o cache do WhatsApp?
Ao deixar o cache no celular por muito tempo, ele enche a memória com coisas desnecessárias, impedindo a instalação de novos aplicativos e também o armazenamento de outros arquivos, como fotos, vídeos e conteúdos realmente necessários para os usuários.
Ao não ter memória suficiente, os smartphones começam a apresentar instabilidades durante o uso, trazendo sérias consequências para as pessoas. Entre as principais vantagens de limpar o cache do WhatsApp e de outros aplicativos, estão:
- Liberação de memória do celular;
- Melhor funcionamento dos aplicativos;
- Proteção de informações, visto que as informações inserias em formulários serão deletadas.
Como limpar no Android
Para limpar o cache de seu aparelho, os passos a serem seguidos irão variar de acordo com o modelo do mesmo. Sendo assim, os usuários de celulares Android deverão realizar as seguintes etapas:
- Acesse as configurações do celular;
- Clique em “Aplicativos/Apps”;
- Selecione “Veja todos os aplicativos”;
- Encontre o WhatsApp na lista de aplicativos e clique no ícone do mesmo;
- Ao ser redirecionado para a página, clique em “Armazenamento e Cache” (ou Storage & Cache);
- Clique em “Limpar Cache”.
Após realizar o último passo, o cache do aplicativo será limpo, então logo será possível conferir também o tamanho do cache armazenado. Não é recomendado clicar na opção “limpar armazenamento”, uma vez que essa opção pode excluir os dados de login e senha, dificultando o acesso aos aplicativos posteriormente.
Como limpar no iPhone
Já para os usuários de iPhones, a forma de fazer limpeza é um pouco diferente do Android. A principal diferença é que o processo de limpeza no iOS ocorre diretamente no aplicativo do WhatsApp, não nas configurações do celular.
Dessa forma, siga os seguintes passos:
- Abra o WhatsApp;
- Clique em “Ajustes”;
- Selecione a opção “Dados e armazenamento”;
- Clique em “Uso de armazenamento”;
- Toque em “Limpar Cache”.
Pronto! O espaço estará liberado no smartphone. Além disso, caso o usuário queira deletar conversas duplicadas de forma individual, o iOS também tem uma ferramenta criada especialmente para isso.
*Com informações de Edital Concursos Brasil