Oscar 2023: onde e porque assistir aos 7 filmes favoritos
O Oscar 2023 está se aproximando e compilamos nessa lista os motivos para assistir aos principais concorrentes à estatueta mais famosa do cinema nesse ano, além dos lugares onde você pode encontrar os filmes (nem todos no streaming ainda, infelizmente).
Veja:
Top Gun Maverick (Paramount Plus)
O ano se encerrou com Top Gun: Maverick como um dos queridinhos do público e crítica, o que automaticamente o credencia a ser um favorito aos prêmios da temporada. É um fato que, até agora, a sequência com Tom Cruise figurou mais em categorias técnicas do que as principais, mas é inegável que ele segue como um dos grandes favoritos à categoria de Melhor Filme no Oscar 2023. Hoje você pode assistir a essa excelente viagem nostálgica no Paramount Plus.
Os Fabelsman (Cinemas)
A autobiografia de Steven Spielberg, Os Fabelsman, não é um sucesso de bilheteria como muitos dos filmes do diretor, mas é quase uma unanimidade na avaliação de crítica e público. A história do jovem Spielberg, aqui interpretado por Gabriel LaBelle, é uma mistura de sonho de ser cineasta com uma família cheia de problemas de relacionamento. Um filme lotado de paixão, humanidade e que chega com a força do diretor ao mesmo tempo que com o credenciamento de ter vencido prêmios ao longo dos últimos meses, como o Globo de Ouro. Hoje, você pode assistir a Os Fabelsman nos cinemas.
A Baleia (Cinemas)
De todos os dramas do Oscar 2023, A Baleia certamente é o mais polêmico. Filme dirigido por Darren Aronofsky e baseado na peça homônima, ele conta a história de um sujeito que tem sete dias para viver e sofre com obesidade mórbida – enquanto isso, ele revê seu passado e tenta resgatar o relacionamento com a filha. Brendan Fraser brilha no longa e deve ser o vencedor do Oscar de Melhor Ator, apesar das polêmicas envolvendo o retrato de uma pessoa doente como seu personagem. Inegável, porém, que a trama é difícil de não se relacionar e transforma o espectador em um participante da história tamanha é a imersão no apartamento de Charlie, o protagonista. Assistir hoje, no cinema, é a melhor opção.
Tár (Cinemas)
Se existe um Oscar em 2023 que está praticamente decidido é o de Melhor Atriz. Cate Blanchett em Tár parece ser uma unanimidade. A atriz interpreta uma maestro de primeiro escalão passando por problemas pessoas e profissionais, em uma trama que é tão incômoda quanto atraente. O filme tem quase três horas de duração, mas o poder da atriz em segurar o espectador é tamanho que tudo passa muito rápido. E a experiência fica ainda melhor nos cinemas, onde o som e a tensão se alinham de forma a entregar uma história inesquecível. Tár está nos cinemas.
Pantera Negra 2 (Disney Plus em fevereiro)
Último grande filme da Marvel a ser lançado, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre tem o fardo de repetir o sucesso de seu antecessor na bilheteria e nos prêmios. O primeiro foi indicado a Melhor Filme e várias outras categorias, e esta sequência tem tudo para repetir o desempenho. O mais provável é que Angela Basset, a Rainha Ramonda, vença o prêmio de Atriz Coadjuvante, mas não devemos paramos por aí. Figurino, Efeitos, Som e outras categorias estão entre as potenciais. E a partir de fevereiro o filme estará no Disney Plus disponível para quem não assistiu nos cinemas.
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Aluguel: Google, Apple, Amazon)
Se existe um azarão que chega como grande favorito (por mais contraditório que isso pareça), é Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. No meio de produções de renome, orçamentos enormes e equipes estreladas, a produção da A24 se tornou uma unanimidade na crítica e público, que sem timidez nenhuma apontaram o longa como um dos mais encantadores e criativos dos últimos anos. E de fato, a jornada da personagem de Michele Yo pelo Multiverso da própria vida é de encher os olhos – e lembra muito a doçura das melhores e mais instigantes histórias da Pixar. Não se surpreenda de o filme levar meia dúzia de indicações ao Oscar 2023. Você pode assisti-lo em qualquer plataforma de vídeo sob demanda.
Banshees de Inisherin (Star Plus)
Nem o mau humor de Martin McDonaugh será o suficiente para afastar Banshees de Inisherin dos grandes prêmios do Oscar. Feito novamente em parceria com Colin Farrell e Brendan Gleeson, essa comédia dramática ácida e incômoda tem um roteiro sublime e atuações de primeira linha – não à toa essas duas categorias foram praticamente dominadas pelo longa nas premiações até aqui. E não deve ser difernete com o Oscar. Um fato é que o filme não é para todos os gostos, mas se você curte uma comédia com uma pitada de humor britânico e o pessimismo assumido do irlandês, vai fundo lá no Star Plus que você terá um deleite.
*Com informações de Yahoo