Os 10 melhores aplicativos de Android de 2022
O Android teve ótimos aplicativos em 2022, por isso vale a pena recapitular quais foram os destaques neste ano. O sistema operacional do Google trouxe recursos para deixar os celulares bombados, sendo que alguns deles foram aproveitados pelos programas e jogos.
Redes sociais, editor de foto, câmera, comércio eletrônico, utilitários e muitas outras temáticas estiveram sob os holofotes. Não importa qual é a sua categoria favorita, pois certamente houve algum aplicativo que se destacou neste ano no Android.
Infelizmente, aqui foi necessário escolher apenas os dez mais relevantes. Mesmo assim, o foco é trazer a maior variedade possível de categorias, englobando perfis distintos de usuários.
Lista com 10 melhores apps para Android em 2022
10. Dream by Wombo
A Wombo já é famosa na internet graças às montagens de vídeos divertidos no TikTok, Kwai e Reels (Instagram). O que nem todos conhecem é a ferramenta de inteligência artificial que permite criar artes com base em texto.
O Dream é inspirado no DALL-E: você descreve o que deseja, com a maior precisão possível, e o app gera uma arte própria. O resultado é bastante interessante, permitindo a criação de conteúdos para usar no seu avatar, em fotomontagens ou até em vídeos.
O app possui uma versão gratuita e outra paga, com mais opções de personalização e mais resultados. Mesmo assim, dá para brincar bastante com os recursos free para criar belas imagens.
9. Koo
O Koo fez por merecer um espaço nessa lista graças aos esforços dos desenvolvedores do app. Impulsionados por uma brincadeira com o nome da rede social, eles começaram a trabalhar com empenho para entregar os recursos solicitados pelos usuários refugiados do Twitter.
Se antes o app era totalmente voltado para a Índia, com suporte ao inglês e aos idiomas falados no país, após a explosão no Brasil houve o acréscimo do português do Brasil. Foi adicionada também uma integração com posts simultâneos no Twitter, uma linha do tempo local e notificações de conteúdos interessantes.
Além de todas as melhorias, a versão para celular é infinitamente superior à acessível pelo navegador. Para quem deseja uma rede social parecida com o Passarinho Azul, mas sem Elon Musk ditando regras, talvez seja uma boa dar uma olhadinha no Koo.
8. Nova Launcher
O Nova Launcher apresenta inúmeras possibilidades de personalização do seu Android. O programa funciona da maneira semelhante ao Good Lock, exclusivo da Samsung, para entregar uma interface criada pelo próprio usuário.
A solução é uma das mais conhecidas alternativas para quem deseja ir além das opções de fábrica do Android, pois permite alterar ícones, animações, fontes, cores, estilos e mais um monte de coisas que não dá para mudar normalmente.
O app é gratuito, mas tem uma versão “prime” para quem deseja ainda mais customização. Dá ainda para remover elementos da tela para economizar bateria ou fazer ajustes para deixar o carregamento mais rápido.
7. Amazon Alexa
Quem possui dispositivos Alexa deve ter o aplicativo da Amazon instalado no seu celular Android. Não que ele seja necessário para o funcionamento da sua caixa de som, por exemplo, mas ele permite configurar tudo de forma otimizada.
O app permite a criação de rotinas para integrar sua casa, receber visitas ou se divertir com amigos. Além disso, é possível buscar por soluções criadas por empresas para otimizar o acesso a recursos úteis.
Do ponto de vista técnico, o programa é bem intuitivo, com uma interface limpa e leve para rodar em qualquer celular. Embora a assistente da Amazon tenha suas limitações para gerenciar um sistema como o Android, ela ainda é uma ótima opção para os dispositivos inteligentes, como lâmpadas, eletrodomésticos, câmeras e eletrônicos.
6. Carteira digital de trânsito
Já pensou não precisar mais andar com a sua carteira de motorista na bolsa? Essa é a premissa desse aplicativo oficial do Serpro. Basta criar uma conta no site Gov.br para ter acesso integrado à sua “carta de motorista” na tela do celular.
O condutor pode gerenciar sua habilitação e acessá-la de imediato para diversas finalidades. As autoridades podem checar a autenticidade do documento a partir do QR Code anexado.
É possível também obter o seu CRLV digital para quem necessita comercializar seus veículos. Outro recurso bacana é o acesso às multas, com a opção de pagar débitos com até 40% de desconto.
5. Be My Eyes
O Be My Eyes merece um lugar de destaque não somente pela qualidade do app em si, mas também pelo seu propósito. Como o próprio nome sugere, a ideia é transformar o seu celular nos olhos de uma pessoa cega ou com deficiência visual.
As pessoas podem solicitar ajuda de voluntários que enxergam para saber se um produto está dentro da validade ou qual a cor de uma roupa, por exemplo. Assim que alguém precisa dos olhos alheios, os cadastrados recebem uma notificação para ajudar através de uma conexão de áudio e vídeo ao vivo.
Os desenvolvedores dizem que a maioria das chamadas é respondida em até 60 segundos. Se um voluntário não pode atender no momento, o pedido é direcionado para outro imediatamente. É possível definir quais os idiomas você fala para estabelecer uma comunicação eficaz com a outra pessoa.
4. TikTok
É difícil falar de apps de redes sociais sem mencionar uma das plataformas que mais cresce no mundo. O TikTok tem caído cada vez mais no gosto popular, inclusive de um público mais velho que usava apenas o Instagram ou o Facebook.
Em 2022, o aplicativo de vídeos curtos trouxe inovações interessantes, como o suporte ao recurso Now. Essa novidade foi inspirada na rede social BeReal e adicionou um toque de fotografia a uma rede marcada pelas imagens em movimento.
A plataforma da chinesa ByteDance trouxe ainda dezenas de ferramentas de segurança e privacidade, principalmente focada nos mais jovens. Do ponto de vista técnico, o app do TikTok roda muito bem em qualquer smartphone, sem bugs ou travamentos que afetam os rivais.
3. Shein
A loja de compras de roupas, sapatos e acessórios diretamente da China é um sucesso em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. A Shein é tão popular que inaugurou até uma loja física para comercializar alguns de seus produtos mais famosos.
O que nem todo mundo sabe é como o aplicativo é bom, pois oferece uma interface simples de compreender e recursos interessantes. Uma das melhores ferramentas são os cupons de desconto, entregues como recompensa a quem realiza atividades de avaliação de compras, o que retroalimenta o sistema de pontuação dos vendedores.
O app permite a navegação por novidades, tendências, categorias, mais vendidos e outras. Há atendimento ao cliente 24 horas com chat ao vivo para relatar problemas ou resolver dificuldades com produtos.
2. PhotoRoom
O PhotoRoom é o melhor editor de fotografias profissionais do Android, e isso tem um motivo. O aplicativo possui recursos avançados para dar retoques ou fazer ajustes profundos nas imagens — inclusive “transportando imagens” externas para outras com IA —, mas sem abrir mão das facilidades do toque na tela.
O app possui uma inteligência artificial capaz de remover o fundo de imagens com bastante precisão. Também é possível fazer ajustes automáticos, correções de cores, ajuste de iluminação e muito mais com apenas um botão. O programa suporta adesivos, permite a criação de colagens e traz modelos prontos para você apenas inserir as imagens desejadas.
Uma das vantagens é o fato de ser gratuito, sem limitar a criatividade a recursos pagos, como ocorre em rivais. Há recursos pagos para complementar a experiência, caso você precise trabalhar com a edição de mídias no celular.
1. CapCut
O CapCut é o editor oficial de vídeos da ByteDance, empresa dona do TikTok, que permite criar conteúdos para redes sociais. A ferramenta se destaca por ser gratuita e oferecer uma série de modelos prontos apenas para substituir clipes.
A edição é facilitada com os controles de toque na tela, tudo acessível de maneira rápida. É possível adicionar áudio externo, gravado no celular ou da base de dados do app.
O CapCut ainda permite adicionar texto, legendas, stickers e efeitos exclusivos. Há suporte para a criação de GIFs (até 640p), além de vídeos com até 4K de resolução e 60 FPS (taxa de quadros por segundo).
*Com informações de Canal Tech