Conheça o maior navio de guerra do mundo
Ele custou a bagatela de US$ 13 bilhões de dólares. Foi oficialmente comissionado, ou seja, posto em serviço ativo em julho de 2017. Contudo, o navio teve mais quatro anos de testes antes de entrar em serviço ativo em 2021. Como não poderia deixar de ser, é movido a energia nuclear. Sua velocidade é outro colosso para uma belonave deste porte: 35 milhas. Só a âncora pesa nada menos que 13.600 kg. O responsável por sua construção é o Newport News Shipbuilding. Segundo o estaleiro, sua vida útil como o rei dos mares é de 50 anos. Falamos do porta-aviões USS Gerald R. Ford que carrega 75 aeronaves em seu bojo e, com uma tripulação de 4.539 marinheiros, é o maior navio de guerra do mundo.
USS Gerald R. Ford
Ele não é apenas o maior, mas o mais moderno e o mais caro navio do mundo. Um porta-aviões serve como base aérea marítima para projetar o poder em qualquer parte do mundo. É um símbolo de prestígio e força para as marinhas de todo o mundo. Seu desenvolvimento começou durante a Primeira Guerra Mundial, e o primeiro foi o porta-aviões inglês Argus.
Atuando como o navio principal de uma frota naval em uma orla marítima, esses imensos porta-aviões podem transportar várias aeronaves, incluindo caças a jato, aeronaves de ataque, helicópteros e outros tipos em seus 335m de comprimento.
Em 2021, havia cerca de 46 porta-aviões/helicópteros em serviço operados por treze marinhas em todo o mundo. O Brasil teve dois deles, o glorioso Minas Gerais e, em seguida, o São Paulo. Entretanto, os maiores são os da classe Ford da Marinha dos EUA, eles surgiram para substituir os da classe Nimitz.
Por seu imenso porte estes navios são construídos de forma modular. Em outras palavras, parte por parte. Em seguida, como se fosse um jogo de lego, as partes são unidas.
Seu peso total ultrapassa as 100.000 toneladas, e o tamanho equivale a três campos de futebol segundo o www.thetimes.co.uk
Novidades a bordo do navio
Segundo o site www.cavok.com.br ‘Como uma primeira nova classe em décadas, os navios da classe Ford têm uma série de novas tecnologias como um inédito sistema de radar, o Dual-Band Radar. Há igualmente novas catapultas de lançamento eletromagnético de aeronaves e elevadores de armas; novo equipamento de recuperação de aeronaves; e outras coisas mais. O resultado deveria ser um navio de guerra altamente eficiente, capaz de levar as mais diversas aeronaves.
Contudo, houve problemas durante a construção. Segundo o www.cavok.com.br ‘os elevadores de armas avançados (AWEs) que levantavam bombas e mísseis das aeronaves do interior do navio para o convés de voo – só foram completamente resolvidos no ano passado.’
A mesma fonte informa que o terceiro navio da classe Ford, o Enterprise, já está em construção.
A primeira viagem
A primeira viagem, ainda na fase de testes, foi de 9.275 milhas náuticas. Segundo o www.news.usni.org ,’“Durante a implantação programada, o navio operou com oito aliados e parceiros, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Finlândia e Suécia, para fortalecer a interoperabilidade, enquanto conduzia uma série de exercícios marítimos.’
A mesma fonte diz que ‘O porta-aviões apresenta o Sistema Eletromagnético de Lançamento de Aeronaves (EMALS) e o Advanced Arresting Gear (AAG), ambos novos com elementos de software que exigiram testes extensivos nos últimos anos. Além disso, os elevadores de armas avançadas (AWE), que atrasaram a capacidade de implantação da Ford, estão totalmente operacionais e foram testados extensivamente.’
Que ele nunca precise entrar numa batalha real é o desejo deste site. Basta de guerras!
Assista ao vídeo e saiba mais sobre este colosso dos mares
*Com informações de Mar Sem Fim