Festival de Cinema Italiano no Brasil 2022
A dica de hoje é para quem adora o mundo do cinema e quer conhecer um pouco mais da cultura italiana. Vem aí o Festival de Cinema Italiano no Brasil 2022. E ainda por cima é grátis! Leia o artigo para saber mais detalhes.
O Festival de Cinema Italiano no Brasil acontece entre os dias 4 de novembro e 4 de dezembro de 2022 em versão presencial e online.
A versão presencial acontece em 38 cidades do Brasil enquanto a versão online e completa de todos os filmes estará disponível em todo o Brasil através da plataforma presente no site do Festival.
Você não precisa colocar a mão no bolso para curtir um cineminha italiano, seja de forma presencial como online.
Isso mesmo: os organizadores informam que “as sessões, tanto presenciais quanto on-line serão gratuitas“. E o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
Mas como assim posso assistir o filme grátis?
Exato, você poderá assistir filme italiano grátis seja na telona do cinema como via streaming no conforto da sua casa.
O Festival do Cinema Italiano no Brasil é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ItalCam, com o apoio financeiro da Embaixada da Itália e da rede consular italiana no Brasil.
O objetivo é aproximar a cultura italiana dos brasileiros. E vocês sabem, na Italia, a cultura costuma ser acessível a todos com muitos eventos gratuitos.
O Embaixador Francesco Azzarello explicou como nasceu a versão do festival deste ano: “O projeto que idealizamos com o Presidente de ItalCam, Graziano Messana, a quem agradeço de coração junto com todos os seus talentosos colaboradores, traz força e inspiração do Festival de Cinema de São Paulo que há muito tempo goza de um sucesso consolidado e grande participação no estado. A ambição deste ano é oferecer o cinema italiano para todo o Brasil. Devo dizer que, graças também ao trabalho da nossa rede consular, tivemos um primeiro excelente retorno de todas as partes envolvidas. Faremos o balanço ao final, mas estou confiante de que ele se tornará gradualmente uma referência anual para todo o país.”
Mostra Inéditos
O Festival de Cinema Italiano no Brasil apresenta 17 filmes inéditos produzidos em 2021 e 2022.
Um dos principais filmes da lista de inéditos é NOSTALGIA,de Mario Martone, que teve estreia mundial no Festival de Cannes e é o filme escolhido para representar a Itália na corrida ao Oscar 2023.
Com estreia no Festival de Locarno, serão apresentados: a animação YAYA E LENNIE: The Walking Liberty, de Alessandro Rak; o drama I GIGANTI (Os gigantes),dirigido e protagonizado porBonifacio Angius; e IL COLIBRÌ (O Colibri), de Francesca Archibugi, com uma espetacularatuação dePierfrancesco Favino. Já CALCINCULO (Carrossel),de Chiara Bellosi, chega diretamente do Festival de Berlim.
A lista segue com uma seleção do melhor da recente cinematografia italiana, com filmes exibidos em importantes festivais pelo mundo, como SICCITÀ (Seca), de Paolo Virzì, e IL BAMBINO NASCOSTO (O garoto escondido), de Roberto Andò, apresentados no Festival de Veneza.
Mario Martone, Francesca Archibugi e Gabriele Salvatores em COMEDIANS, colocam-se ao serviço da palavra escrita para criar novos longas-metragens e trazer para a sala de cinema os amantes dos livros.
Ainda na seleção de inéditos do Festival estão: L’OMBRA DEL GIORNO (A Sombra do Dia), de Giuseppe Piccioni, com Riccardo Scamarcio no elenco; TOILET, dirigido e protagonizado por Gabriele Pignotta; e (IM)PERFETTI CRIMINALI ((Im) Perfeitos Criminosos), de Alessio Maria Federici.
Muitas vezes a vida real tonar-se um grande roteiro de cinema. É o caso de HILL OF VISION – A Incrível História de Mario Capecchi, Prêmio Nobel de Medicina, dirigida por Roberto Faenza e I FRATELLI DE FILIPPO (Os Irmãos De Filippo), de Sergio Rubini, vencedor do David di Donatello de melhor trilha sonora com a impecável atuação da lenda Giancarlo Giannini.
A nossa seleção também abre espaço para diretores estreantes na telona como a comédia ACQUA E ANICE (Água e Anis) de Corrado Ceron, que traz Stefania Sandrelli, no elenco e teve estreia no Festival de Veneza; SETTEMBRE (Setembro), de Giulia Louise Steigerwalt; e a dupla Fabrizio Moro e Alessio De Leonardisem GHIACCIO (Gelo).
Mostra Retrospectiva
O Festival de Cinema Italiano no Brasil também apresenta uma seleção de filmes mais antigos para matar as saudades.
Serão exibidos 16 longas clássicos protagonizados pelas maiores divas da cinematografia italiana.
Anna Magnani poderá ser vista em ROMA, CIDADE ABERTA; Sofia Loren, em A BELA MOLEIRA e PÃO, AMOR E…; Claudia Cardinale, em A MOÇA COM A VALISE, À MEIA-NOITE, A RONDA DO PRAZER e VIOLÊNCIA E PAIXÃO, no qual divide a tela com Silvana Mangano. Monica Vitti, falecida no começo desse ano, será homenageada com a exibição de CIÚME À ITALIANA.
Como novidade, o Festival desse ano terá a parceria com a ANICA (Associação Italiana das Indústrias Cinematográficas Audiovisuais), pela primeira vez, o Festival apresenta ITALIAN SCREENS, com o objetivo de promover o cinema e o intercâmbio cinematográfico entre o Brasil e a Itália, através de incentivos para a distribuição de filmes italianos.
Os cinemas e locais de apresentação dos filmes nas 38 cidades brasileiras ainda não foram divulgados no momento da redação deste artigo. De qualquer modo é recomendável conferir o site oficial do Festival de Cinema Italiano no Brasil a partir de novembro.
*Com informações de Brasil na Itália