Guarapan ganha nova identidade visual e reforça sua mineiridade
Nova embalagem homenageia a diversidade e riqueza do estado, com elementos como o coreto da Praça da Liberdade de Belo Horizonte
Criado em Minas Gerais, o saboroso refrigerante à base de maçã, Guarapan acaba de ganhar uma repaginada no seu visual. A nova identidade visual da marca visa fortalecer suas raízes e celebrar diferentes elementos da cultura regional. Produzido exclusivamente em Itabirito, região central de Minas Gerais, o produto busca se conectar aos mais de 20 milhões de mineiros, divididos em 853 municípios.
O produto estará disponivel, no mês de outubro, e será comercializado em embalagens de 2 litros e 220ml com novo visual .
“A novidade reitera o orgulho da marca em ser mineira. Guarapan está na memória afetiva dos mineiros, memória de aniversários, festas e almoços, entre muitos outros encontros”, enfatiza Luciane Chimenti, gerente de categoria da Coca Cola FEMSA Brasil.
A nova embalagem homenageia a diversidade e riqueza do estado, com elementos como o coreto da Praça da Liberdade de Belo Horizonte e a lenda do disco voador e ET de Varginha, na região do Sul de Minas. Além das cidades históricas e o tradicional pão de queijo e queijo. O projeto é assinado pelo premiado designer e ilustrador Bel Andrade Lima. De acordo com a Coca-Cola FEMSA Brasil, responsável pela marca, o processo foi criado em conjunto com os consumidores, a partir de pesquisas qualitativas.
“Buscamos aprofundar o entendimento da relação do público com o Guarapan e com o que torna Minas Gerais única”, explica Luciane.
Segundo Luciane Chimenti, a marca, que tem muitos consumidores fiéis, está conquistando cada vez mais novos adeptos pela qualidade do produto e pela boa execução nos pontos de venda.
Quem criou o Guarapan?
O Guarapan existe desde a década de 1940. Segundo relatos, o refrigerante surgiu, por acaso, a partir de uma experiência – não-autorizada – feita por um técnico na linha de produção da fábrica da antiga Refrigerantes Minas Gerais, atualmente SPAL, que pertence à FEMSA, em Belo Horizonte.
No processo criativo, o funcionário teria utilizado a mistura-base do Guaraná Taí com maçãs e outros componentes. A experiência rendeu elogios ao profissional que, imediatamente, recebeu uma proposta de seu supervisor em adquirir sua patente. O produto passou a fazer parte do Sistema Coca-Cola em 1954.
*Com informações de O Tempo