“L’ORIGINE DU MONDE”DE GUSTAVE COURBET (1866) – MUSÉE D’ORSAY
O psicanalista Jacques Lacan – 5, Rue de Lille 75007- Paris – era o proprietário da controvertida obra do séc. XIX, cedida por sua filha ao patrimônio nacional após seu falecimento. L’Origine du monde, de 1866, é um quadro pintado pelo realista Gustave Courbet a pedido do diplomata turco otomano Khalil-Bey, que solicitou ao pintor uma pintura que retratasse o nu feminino na sua forma mais crua, por ser colecionador de imagens eróticas.
Houve grande polêmica para localização da modelo utilizada para a pintura, finalmente identificada. Arruinado ao jogo, o diplomata teve que vender toda a sua colecção, e L’Origine du Monde foi comprado por um antiquário e escondido por trás de um outro quadro de Courbet. O seu dono seguinte, no início do século XX, terá sido Émile Vial, um cientista e colecionador de arte japonesa. Obra que foi parar na sala da casa de campo do psicanalista francês Jacques Lacan, que por sua crueza, foi escondida sob uma pintura de madeira do seu cunhado André Masson. O modelo deveria ser Johanna Hiffernan; mas parece que o Musée d’Orsay recusa essa ideia. Essa questão me parece pouco importante, contudo.
Após a morte da viúva de Lacan, em 1994, o Estado francês aceitou L’Origine du Monde como doação para resolver os direitos de sucessão da família Lacan.