Celebridades e seus jatinhos particulares: Quem polui mais o meio ambiente?
Um estudo realizado por uma empresa britânica levantou, de fora inédita, quais são os possíveis artistas que mais poluem o meio ambiente em voos com seus jatos privados. Na lista, Taylor Swift é a pior celebridade poluidora do ano até agora, com 170 voos em seu jato particular em pouco mais de seis meses.
Apesar de trazer dados confiáveis, os próprios pesquisadores da Yard ressaltam que os números não são exaustivos, pois consideram apenas os aviões registrados em nome dos famosos e também levam em conta apenas situações em que a aeronave foi rastreada por plataformas de rastreamento de voos, como ADS-B Exchange, FlightRadar24 ou Radarbox e monitoradas pela página Celebrity Jets no Twitter, incluindo, portanto, celebridades globais.
O estudo foi motivado por uma polêmica recente envolvendo a socialite americana Kylie Jenner e o uso de jatinhos para voos de curta duração. Na lista da Yard, Jenner ocupa o 19º lugar.
“A aviação é responsável por 2,4% do CO2e produzido pelo homem a cada ano, e pesquisas mostram uma grande divisão entre os super ricos e o resto de nós em relação a voos, viagens e até emissões gerais”, comentou o diretor de sustentabilidade digital da Yard, Chris Butterworth.
A lista
O estudo realizado mostra quantos voos foram feitos e quantas toneladas de CO2 foram despejadas na atmosfera pelos jatos privados registrados em nome dos famosos. O total de emissões foi calculado usando uma média e multiplicado pelo tempo que as aeronaves passaram voando.
A lista com os mais frequentes está abaixo:
Taylor Swift – 170 voos e 8.293,54 toneladas de CO2
Floyd Mayweather – 177 voos e 7.076,8 toneladas
Jay-Z – 136 voos e 6.981,3 toneladas
A-Rod – 106 voos e 5.342,7 toneladas
Blake Shelton – 111 voos e 4.495 toneladas
Steven Spielberg – 61 voos e 4.465 toneladas
Kim Kardashian – 57 voos e 4268,5 toneladas
Mark Wahlberg – 101 voos e 3.772,85 toneladas
Oprah Winfrey – 68 voos e 3.493,17 toneladas
Travis Scott – 3.033,3 toneladas
Metodologia
Todos os dados de celebridades foram retirados do Celebrity Jets e referem-se ao período de 1 de janeiro a 19 de julho de 2022.
Estimativas de emissão de CO2 se basearam em 134 kg (DfT) e inclui forçamento radiativo na proporção de 2,7. Assim, a fórmula de cálculo usada foi:
– “tempo de voo” vezes “x” vezes “y”) divido por 1000, onde “x” = 134 kg/h conforme relatado pelo DfT e “y” = 2,7 que conforme relatado por o livro Carbon Counter de Mark Lynas e é o fator para incluir o forçamento radiativo para incluir outras emissões que criam um impacto como o óxido nitroso que pode danificar a camada de ozônio. Dividindo o total por 1000 para converter em toneladas)
A Yard está ciente de que esses dados são baseados nos aviões dessas celebridades, portanto, não se sabe se essas celebridades estavam a bordo em todos os voos registrados.
*Com informações de Aeroin