Única mulher no grid da F4 Brasil é escolhida para o Girls on Track – Rising Stars de 2022
Aurélia Nobels está entre as 14 pilotas selecionadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a próxima etapa do Girls on Track – Rising Stars. A iniciativa da entidade busca desenvolver jovens corredoras em busca de oportunidades no automobilismo.
Filha de pais belgas, Aurélia nasceu em Boston (EUA) e tem nacionalidade norte-americana e belga, mas mora no Brasil desde a infância. Em 2022, ela é a única mulher no grid da Fórmula 4 Brasil, correndo pela equipe TMG Racing, além de disputar etapas dos campeonatos dinamarquês e espanhol da categoria. Nas três disputas, corre com nacionalidade brasileira.
A lista das 14 escolhidas foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, que avaliou indicadas de 146 países para chegar à relação final. Nobels está entre as seis eleitas da categoria sênior.
A partir de agora, as 14 corredoras participarão de programas de treinamento na Winfield Racing School, uma renomada escola de pilotos no circuito de Paul Ricard, em Le Castellet (França). O objetivo final é incluir duas delas em competições com o apoio da Academia de Pilotos da Ferrari.
Na próxima etapa, quatro concorrentes de cada categoria serão escolhidas para o departamento de kart da academia da Ferrari e para treinos da F-4. A lista será anunciada em novembro.
“Estou muito feliz com esta seleção de qualidade, que reúne jovens talentosas de todo o mundo graças ao trabalho essencial de detecção e apoio de nossos associações”, comemorou Deborah Mayer, presidente da Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA. “Essas 14 garotas terão uma experiência maravilhosa e desafiadora que poderá colocá-las no caminho para carreiras profissionais. Elas fazem parte da próxima geração de talentos femininos do esporte a motor que a FIA está empenhada em promover e ajudar a tornar seu sonho possível”, completou.
Confira as listas das escolhidas:
Categoria júnior (Nascidas de 31/03/2008 a 31/12/2010)
- Lisa Billard (França)
- Mathilda Paatz (Alemanha)
- Shriya Lohia (Índia)
- Zoe Florescu Potolea (Itália)
- Sara Matsui (Japão)
- Tyra Sundberg (Suécia)
- Domenika Arellano (Equador)
- Gabriela Teixeira (Portugal)
Categoria sênior (Nascidas de 01/01/2006 a 31/03/2008)
- Alice Buckley (Austrália)
- Aurélia Nobels (Bélgica)
- Chloe Anna Grant (Reino Unido)
- Chloe Chong (Reino Unido)
- Macie Hitter (Reino Unido)
- Agustina Sánchez (Uruguai)
Conheça o projeto
A edição 2022 do Girls on Track – Rising Stars é a terceira do programa da FIA e foi anunciada no fim de maio. Ao todo, 14 indicadas são escolhidas, entre duas categorias – oito na categoria júnior (12 a 14 anos) e seis na categoria sênior (14 a 16 anos).
Neste ano, o Rising Stars conta pela primeira vez com o apoio da Ferrari, que oferece às escolhidas de cada categoria um ano de contrato em sua academia de pilotos. Outras finalistas contam também com a promessa de apoio, mas em menor grau.
A eleita na categoria sênior ganha uma vaga para a temporada 2023 da Fórmula 4 italiana com o apoio da equipe Iron Dames. Na categoria júnior, a vencedora terá a oportunidade de participar da temporada internacional de kart com o suporte da escuderia italiana.
As interessadas precisam comprovar experiência mínima em competições nacionais de kart, além de fluência em inglês. A partir daí, solicitam a inscrição através de entidades nacionais. A FIA avalia e aponta as primeiras escolhidas.
Nas duas edições anteriores, três pilotas foram escolhidas: a holandesa Maya Weug, a espanhola Laura Camps Torres (ambas na categoria sênior) e a portuguesa Maria Germano Neto (categoria júnior).