Atleta amador e seus percalços
Atualmente, o mercado esportivo está bastante movimentado devido à preocupação com a saúde e qualidade de vida da população. Com isso, podemos identificar o surgimento dos chamados ‘atletas amadores’. Mas quem são eles e quais as diferenças para os atletas profissionais? No texto de hoje, vamos te apresentar algumas dessas diferenças.
Para o atleta profissional o esporte é a sua profissão. É do seu esporte que vem o seu sustento e, para que isso seja possível, ele precisa de bons resultados nas competições. Ele dedica horas e horas do seu dia ao treinamento da sua modalidade visando o aumento de performance. Quanto melhor o resultado obtido, maior o seu reconhecimento nos cenários esportivos nacional e internacional e, consequentemente, maiores as possibilidades de lucro. Para o aprimoramento de sua performance, o atleta profissional deve manter hábitos alimentares saudáveis bem como obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Isso exige treinamento adequado e é essencial para atingir melhores resultados.
Atualmente, podemos verificar um maior número de pessoas praticando esportes e essa prática é realizada por mais tempo. Entretanto, o atleta amador não dispende muito tempo do seu dia para o esporte pois a sua preocupação maior é com o lazer. Para o atleta amador, sua atividade esportiva é encarada como uma prática prazerosa, sem a intenção de lucro. Ele pode até estar em busca de bons resultados nas provas em que participa, mas não espera um retorno financeiro.
Nos últimos anos, podemos verificar uma crescente busca por estilos de vida mais saudáveis. Apesar da prática esportiva possuir um maior alinhamento com uma alimentação saudável, o atleta amador, nem sempre, demonstra essa preocupação.
O grande problema identificado é quando os atletas amadores querem atingir os resultados obtidos pelos profissionais sem se atentar para as diferenças existentes entre eles.
Nas próximas edições, iremos abordar com mais detalhes as características dos atletas amadores, os riscos da prática esportiva sem controle e algumas soluções para mitigar esses riscos.