Leclerc quebra, Verstappen vence na Espanha e assume liderança da F1 em 2022
Monegasco liderava com folga até sofrer pane mecânica e abandonar; Pérez completa dobradinha da Red Bull
Max Verstappen aproveitou o abandono de Charles Leclerc para vencer o GP da Espanha, realizado em Barcelona, neste domingo.
Esta foi a quarta vitória do holandês na temporada 2022, a terceira seguida. Com o resultado, o piloto da Red Bull assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez no ano (110 pontos para Max, contra 104 pontos de Leclerc).
E o dia foi de dobradinha para a Red Bull, que teve Sergio Pérez em segundo. O resultado ajudou a equipe a superar a Ferrari para assumir a liderança do Mundial de Construtores.
George Russell, que foi um dos destaques da corrida, largou em quarto, mas recebeu a bandeirada em terceiro. Carlos Sainz e Lewis Hamilton, que tiveram um começo de corrida difícil, completaram o top 5.
Confira o resultado do GP da Espanha
A largada
A corrida começou bem de um lado da garagem da Scuderia. Leclerc partiu em primeiro, soube se defender de Verstappen para manter a ponta.
Do outro, Sainz largou em terceiro, mas partiu mal e perdeu diversas posições.
Hamilton e Magnussen se enroscaram, com o piloto da Haas saindo da pista, e do Mercedes sendo obrigado a ir para os boxes com um pneu furado. A dupla caiu para o fim do grid.
Drama na Ferrari
Não era o dia de Sainz, que rodou sozinho, caindo ainda mais para a parte de trás do grid depois de não ter largado bem.
Mas situação ficou um pouco mais favorável para equipe italiana quando Verstappen errou sozinho, e Leclerc conseguiu criar uma vantagem ainda mais confortável.
Mas aí na volta 27 o carro do monegasco quebrou para desespero da Ferrari, deixando o caminho livre para novo triunfo dos rivais.
Mercedes mostra força
Um dos principais lances da corrida foi a disputa entre Russell e Verstappen pelo segundo lugar. A dupla travou um duelo emocionante, que teve direito a mergulho de Max e reação de George, na volta 24, para se defender e manter a posição.
Lewis Hamilton, que tinha caído para o penúltimo lugar após o toque com Magnussen, escalou o pelotão e chegou a ser quarto após bela ultrapassagem em Sainz, mas um problema no resfriamento do carro fez o britânico ser ultrapassado pelo espanhol no final da corrida. O britânico ficou com a quinta colocação.
Ordens de equipe chatearam Pérez
Na parte final da corrida, Verstappen parou por pneus novos e voltou atrás do mexicano. Rapidamente, a equipe pediu para Pérez não segurar o companheiro, já que ambos estavam em estratégias diferentes. Sergio concordou, mas disse que queria conversar com a equipe depois.
Os pilotos voltam à pista já na semana que vem, com o tradicional GP de Mônaco, realizado nas ruas de Monte Carlo.
*Com informações de Band