Conheça 4 bandas para ouvir no Dia do Rock
No dia 13 de julho o mundo celebra o rock, gênero musical que tem Queen, U2 e Beatles em seu estilo; saiba quais as bandas manezinhas para curtir o gênero
A pandemia é um período difícil, inclusive para a arte. No cenário catarinense de música não é diferente e o rock enfrentou alguns desafios, mas se manteve, em Florianópolis, como grandes artistas e um cenário com boas músicas.
End Of Pipe é formada por um trio do Campeche – Foto: End of Pipe/ instagram/ ND
“As paradas de sucesso, elas são dominadas pelo sertanejo e pelo funk. O rock, a música eletrônica e o hip-hop já dominaram as paradas. Então, eu acho que é cíclico. Daqui a pouco o rock volta com tudo”, explica o jornalista e músico Marcelo Cabral.
Conheça o rock da ilha
Os bastidores da música, com sons que não aparecem com frequência na rádio ou televisão, guardam bandas boas. “A música catarinense tem que ser mais ouvida, tem muita coisa legal. E tem muita coisa que é ouvida”, conta Marcelo.
O jornalista indicou algumas bandas manezinhas que fazem parte de sua playlist, e explicou porquê gosta delas.
- End Of Pipe: a banda é do Campeche e o jornalista classifica o som como punk rock. Formada em 2006, o trio canta músicas em inglês. Eles já realizaram turnês nos Estados Unidos;
- Parafuso Silvestre: banda com um estilo marcante, o quarteto traz referências de música popular brasileira e de rock inglês em seus sons. “É uma banda que tu consegue ver outras coisas ali dentro ali, muito legal”, explica Marcelo.
- Budang: uma mistura de rock, metal, punk rock e grunge, uma mistura entre sons fortes e “letras loucas”. O jornalista diz que a banda faz um som jovem, com características que não podem ser copiadas pelas antigas gerações.
- XEI & Sons In Black: com um viés político nas letras, a banda mistura energia e baladas de rock em um mesmo disco. “Eles fazem um som bem diferente. Um rock com muita mistura, alguma coisa de progressivo”, conta.
O Dia do Rock
Uma das cenas mais emocionantes do filme Bohemian Rhapsody se passa no Live Aid, enquanto Freddie Mercury canta a música que inspirou e leva o nome do longa. O Dia do Rock, comemorado em 13 de julho, faz referência ao evento.
O Live Aid, evento que aconteceu em 1985, convidou bandas prestigiadas no rock mundial da época, para arrecadar fundos e auxiliar no combate à fome no continente africano.
Queen, Paul McCartney, U2, Elton John, The Beach Boys, Led Zeppelin e Madonna são alguns dos nomes que se apresentaram no evento. Organizado pelo cantor Bob Geldof, o Live Aid lotou dois estádios, um nos Estados Unidos e outro na Inglaterra.
Eram cerca de 80 mil pessoas assistindo aos shows em cada um dos estádios e uma plateia estimada em 2 bilhões assistindo as apresentações pela TV. Sem um valor exato de arrecadação, foram estimadas uma arrecadação entre 40 milhões e 150 milhões de libras.
*Com informações ND Mais