Os 15 easter-eggs mais curiosos dos filmes da Pixar
A Pixar continua sendo um dos estúdios de animação mais prestigiados em Hollywood, graças aos seus filmes que quase sempre desafiam narrativas convencionais e trazem propostas criativas e ousadas. De Toy Story a Red: Crescer é uma Fera, já tivemos vinte e cinco longas-metragens e incontáveis curtas, todos explorando esse vasto mundo de criatividade do estúdio.
Porém, uma coisa que sempre deu o que falar são os easter-eggs encontrados a torto e direito nos filmes da Pixar. Na maior parte, essas conexões ajudaram a estabelecer a Teoria Pixar, de que todos os filmes se passam no mesmo universo – e agora, vamos listar os 15 easter-eggs mais curiosos da Pixar!
Referências aos próprios filmes
A Pixar sempre costuma inserir uma penca de referências e easter-eggs de seus próprios filmes nas suas produções. Isso ajudou a formular a Teoria Pixar, que conecta todas as obras como se fizessem parte de um mesmo universo. Mais engraçado, no entanto, é notar quando os filmes do estúdio se tornam filmes dentro de outros filmes.
Um belo exemplo disso é Os Incríveis. Em Carros, podemos ver um letreiro em uma estrada, sinalizando um cinema que está exibindo “Os Incrívelmóveis, assim como Viva: A Vida é uma Festa, que possui um cartaz do filme de super-heróis, com os personagens retratados na forma de esqueletos. Esse cartaz aparece justamente no “pós-vida” da animação.
Conexões com a Disney
Embora muitos não saibam, a Disney não era dona da Pixar até 2006. Até esse período, o estúdio do Mickey Mouse apenas distribuía as animações da Pixar, sem ter nenhum tipo de controle criativo sobre as histórias ou os planos do estúdio. No entanto, desde que a Disney comprou a produtora, nós temos algumas referências bem peculiares.
Um belo exemplo é Luca, filme lançado no ano passado que conta mais da história de amizade entre três crianças. Em dado momento, podemos ver Luca junto de sua amiga Giulia Marcovaldo, no quarto dela. No chão, entre os brinquedos, há um boneco de pelúcia do Pato Donald, o que só confirma o domínio da Disney sobre a Pixar.
Uma bola bem famosa…
Você provavelmente já deve ter notado, mas todos os filmes da Pixar têm, de alguma forma, a aparição de uma bela bola amarela e azul, com uma estrela vermelha. E essa bola é bem conhecida por ter aparecido no curta Luxo Jr., onde também foi criada a adorável luminária que aparece nas aberturas dos filmes do estúdio.
Conhecida como Bola Luxo, esse item já esteve tanto em longas quanto curtas, e nem sempre aparece como uma bola. Em Up: Altas Aventuras, por exemplo, existe um pin na faixa de Russell que possui o mesmo visual da bola. Geralmente, a Bola Luxo está sempre escondida em quartos de crianças ou locais com muitos brinquedos espalhados.
Pizza Planet
Agora, vamos passar para outros elementos, empresas e lugares que sempre estão presentes nos filmes da Pixar. Um bom exemplo disso é o Pizza Planet, a pizzaria que apareceu pela primeira vez em Toy Story e onde Sid conseguiu colocar as mãos em Buzz Lightyear e no Xerife Woody.
O local se tornou muito icônico e, desde então, várias referências foram vistas em muitos filmes, desde logos a carros de entrega. Até mesmo Valente possui um easter-egg do Pizza Planet, na forma de um carro esculpido pela feiticeira. Até hoje, o único filme da Pixar que não conta com nenhuma referência sequer à pizzaria é Os Incríveis.
Dinoco
Outro estabelecimento bem conhecido é o Dinoco, um posto de gasolina que também apareceu pela primeira vez em Toy Story. Em seu logo, podemos ver um formato de ovo e um brontossauro vermelho junto do letreiro – e há quem diga que O Bom Dinossauro pode ser uma referência completa à empresa.
A franquia que traz a Dinoco com mais proeminência é, sem dúvidas, Carros, já que a companhia é a patrocinadora mais lucrativa da Copa Pistão, além de patronear o carro Rei 43. Em Carros 2 e 3, a Dinoco continua aparecendo com frequência, mostrando que possui grande domínio sobre a indústria automotiva.
Referência discreta a O Gigante de Ferro
O primeiro filme de Brad Bird na Pixar foi Os Incríveis, um grande clássico sobre uma família de super-heróis que precisa voltar à ativa para enfrentar um vilão maníaco que tem caçado membros da comunidade heroica. E no filme, Bird conseguiu fazer uma referência bem interessante a um de seus filmes anteriores, O Gigante de Ferro.
Quando a Mulher Elástica e seus filhos estão a bordo de um avião prestes a ser atacado, a heroína cita o código “Índia-Golfe-Nove-Nove” para tentar refrear os ataques. O código essencialmente é “IG99”, referenciando as iniciais do título original do filme (The Iron Giant), que por sua vez foi lançado em 1999.
Hank em toda parte
Em Procurando Dory, somos apresentados a vários personagens novos que ajudam a jovem peixe esquecida a encontrar seu caminho para casa. Um desses personagens é Hank, um polvo bem ágil e esperto que se camufla sempre que pode, ficando quase invisível aos olhos do público. E de acordo com um de seus criadores, ele é o easter-egg definitivo da Pixar.
Em entrevista, Andrew Stanton, o diretor de Procurando Dory, disse que o polvo está escondido em todos os filmes da Pixar lançados até então, um grande easter-egg preservado por vinte e cinco anos. No entanto, se levarmos em conta que o polvo pode ficar “invisível”, essa referência pode muito bem ser apenas uma piada…
A evolução de Sid
Sid é, talvez, um dos vilões mais perturbadores da Pixar. Apresentado em Toy Story, ele é um garoto cruel e assustador que costuma fazer vários experimentos com os seus brinquedos e com os de sua irmã mais nova. Certo dia, ele “sequestra” Woody e Buzz Lightyear e planeja destruí-los, mas toma uma lição dos brinquedos.
O personagem, no entanto, pode ter aparecido em outros filmes – ao menos, podemos ver um cara usando a mesmíssima camiseta preta que ele usa no primeiro filme. Em Toy Story 3, esse “Sid” aparece como gari, coletando lixo nas ruas. E depois, em Viva: A Vida é uma Festa, alguém parecido com ele é visto no “além”, como um esqueleto. Pelo visto, já bateu as botas…
Sully entalhado
Quando Valente chegou aos cinemas, em 2012, muitos fãs entraram em uma grande espiral por notarem uma conexão peculiar com Monstros S.A. – o que gerou uma das teorias mais abundantes da Pixar até hoje. Na caverna da bruxa que é visitada por Merida, podemos ver esculturas e obras de arte aos montes.
A maior parte dessas obras são coisas “do presente”. Em um canto, é possível ver o que parece ser um toco de madeira entalhado com Sully, o grande monstro azul e felpudo de Monstros S.A.. Isso levou muitos a acreditarem que a feiticeira vista no filme era, na verdade, Boo, a humana do longa de monstros, que poderia ter se perdido no tempo de alguma forma.
Orbes de memória
Lançado em 2015, Divertida Mente é considerado até hoje como uma das obras mais maduras e inteligentes da Pixar. O filme embarca dentro da cabeça da jovem Riley, para nos mostrar como funciona seu cérebro e as cinco emoções que precisam agir em conjunto: Alegria, Tristeza, Nojinha, Raiva e Medo.
Lá, também somos apresentados ao conceito dos orbes de memória, nos quais ficam armazenadas todas as lembranças da protagonista. Em alguns desses orbes, podemos ver cenários similares aos de outros filmes da Pixar. Um exemplo marcante é um parquinho que aparece em determinada cena, que lembra muito o parque da creche de Toy Story 3.
Homenagens a funcionários
A Pixar sempre teve um carinho grande por todos os funcionários que ajudaram a transformar suas histórias em realidade. Por isso, os filmes do estúdio sempre contam com pequenas homenagens e citações aos animadores, roteiristas, diretores e produtores desses filmes, como easter-eggs escondidos.
O melhor exemplo para isso está no filme Soul, de 2020. Ali, podemos ver uma parede cheia de crachás com nomes de pessoas famosas, como Jack Kirby, Amelia Earhart e Albert Einstein. Contudo, também temos referências a outros nomes do estúdio, como Joe Ranft (roteirista de vários filmes, incluindo Vida de Inseto) e Joe Grant (que trabalhou em UP: Altas Aventuras).
Apple
Um merchan básico não podia faltar, não é mesmo? Caso você não saiba, um dos fundadores da Pixar era ninguém menos que Steve Jobs, que financiou diversos projetos e ajudou a desenvolver a tecnologia necessária para a animação 3D, se tornando um dos pioneiros nesse quesito. E como vocês sabem, ele também é o criador da Apple.
Por conta disso, vários filmes da Pixar contam com aparição do logo da empresa de tecnologia ou até mesmo de produtos lançados por ela. Por exemplo, em WALL-E, vemos um iPad, em Toy Story 3, um dos brinquedos usa um iMac, enquanto o iPhone é mencionado brevemente em Carros 2.
Endereço da Pixar
Se você gosta da franquia Monstros S.A., deve saber que há um easter-egg bem interessante escondido no segundo filme, quando Don Carlton mostra seu cartão de visitas. Além de seu nome e ocupação, podemos ler o endereço “1200 Dark Avenue“, na parte inferior esquerda. Mas isso traz uma curiosa ligação com a própria Pixar.
No “mundo real”, a sede da Pixar fica em Emeryville, na Califórnia, e está localizada no número 1200 da Park Avenue. É uma referência bem sutil e simples, mas que comprova como os animadores gostam de colocar essas pistas relacionadas à própria história do estúdio. Aliás, a cidade de Emeryville também é citada em Carros.
A113
Aqui está uma das referências mais comuns nos filmes da Pixar, e que pode ser encontrada em absolutamente todos os longas (e alguns curtas) do estúdio. Trata-se de A113, um código curioso que aparece tanto em placas de carros, em outdoors, em números de assentos ou até mesmo em algarismos romanos.
Essa é uma referência à turma da CalArts, o Instituto de Artes da Califórnia, a faculdade de onde saiu alguns dos fundadores da Pixar, como John Lasseter e Brad Bird, além de vários outros animadores que passaram a trabalhar posteriormente nesses filmes. Desde então, “A113” é uma homenagem indispensável nos longas.
John Ratzenberger
Considerado o grande “amuleto da sorte” do estúdio, John Ratzenberger é um ator norte-americano que emprestou sua voz para muitos personagens da Pixar ao longo dos anos. Sua presença era quase indispensável nos longas do estúdio, mas ele não participou dos dois lançamentos mais recentes, Luca e Red: Crescer é uma Fera.
Ratzenberger talvez seja mais conhecido por dar voz ao Porquinho em Toy Story, mas também fez o P.T. Pulga em Vida de Inseto, Mack em Carros e o Escavador em Os Incríveis. Em Soul, apesar de não dar voz a ninguém, há um personagem baseado em sua aparência física.
Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiauxAtenção gafanhoto! Os comentários do site são via Disqus e os vigilantes estão de olho. Não tente usar o lado negro da Força aqui, ou irão te levar para a Zona Fantasma!
*Com informações de Legião de Heróis