Fim da novela deixa fãs de luto e cria nova TV Globinho
A primeira segunda-feira sem Malhação na programação da Globo, depois de a novela teen permanecer no ar durante 26 anos, deixou alguns fãs confusos e saudosos. O Google registrou aumento de pesquisas por termos como “qual vai ser a próxima Malhação?”, “hoje tem Malhação?” e “Malhação acabou?”. O fantasma do folhetim que ficou na grade da líder de audiência entre 1996 e 2022 pode fazer a emissora conviver com um novo caso de TV Globinho.
“Globo, coloca Malhação de novo, por favor. Eu nunca te pedi nada”, escreveu uma usuária identificada como Nicole Mily no Twitter. “Acabei de descobrir que Malhação foi cancelada. Meu sonho de ser atriz de Malhação, agora, oficialmente, está acabado”, reagiu Izabella S.
Apesar das súplicas de parte dos fãs, um dos motivos que fez Malhação chegar ao fim foi a audiência baixa das últimas temporadas. As reprises do Vale a Pena Ver de Novo, mesmo exibidas em uma faixa com menos televisores ligados, chegavam a fazer mais sucesso do que as tramas com dramas dos jovens.
A última temporada foi a reprise de Sonhos, transmitida entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. O folhetim acabou com 15,6 pontos de média na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país.
Próxima Malhação?
Aos fãs da novela teen, as notícias não são boas: não há previsão de uma próxima Malhação. Para fechar o buraco no horário, a Globo atrasou algumas das atrações vespertinas e puxou o Vale a Pena Ver de Novo para para ficar no ar até 18h25 e entregar para a novela das seis. O Clone, atual reprise da faixa, já melhorou os índices de Sonhos e chegou a dar mais de 19 pontos de pico.
A intenção da líder de audiência é manter a grade dessa maneira ao longo do ano ao seguir com a repetição de um folhetim das seis ou das sete logo depois do Jornal Hoje –faixa ocupada atualmente por O Cravo e a Rosa– e deixar o Vale a Pena para sucessos das novelas das nove. Ou seja, Malhação acabou.
A trama pode virar o novo fantasma da Globo. A TV Globinho (2000-2015), que chegou ao fim após o lançamento de atrações como Encontro e É de Casa, sempre tem defensores nas redes sociais. O infantil, no entanto, não voltará ao ar, pois os programas ao vivo rendem mais dinheiro à emissora.
*Com informações de Na Telinha