Explosão? Bigorna? Veja o que foi a nuvem que se formou no céu do DF
Cumulonimbus rendeu cliques e posts nas redes sociais, mas pode trazer riscos especialmente à aviação, explica meteorologista.
Considerada uma das nuvens mais perigosas que existem, especialmente para a aviação, a nuvem cumulonimbus criou um espetáculo no céu de Brasília e rendeu cliques e postagens nas redes sociais no fim da tarde desta terça-feira (18).
Uma nuvem em formato curioso chamou atenção no céu do Distrito Federal, na tarde desta terça-feira (18), rendeu fotos e até memes nas redes sociais. Internautas chamaram o fenômeno de “nave espacial”, outros acharam parecido com uma “explosão” e até associaram ao desenho da cúpula do Congresso Nacional.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a cumulonimbus – nome da formação – é natural e ocorre geralmente no verão (entenda abaixo). De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, o fenômeno nada mais é do que uma “nuvem cheia de raios”.
Nesta terça-feira, como o céu estava limpo, a visibilidade foi maior para quem estava na capital.
“Durante o verão, ela [a nuvem] é muito mais comum e se forma quando ocorre elevados índices de temperatura e umidade”, explica Heráclio.
*Com informações do G1