Gastronomia express: Receitas de um minuto viralizam no Tik Tok

Livro de receitas da vovó? Isso é passado! Veja a nova – e rápida – forma de aprender a cozinhar

Que o Tik Tok é a rede social do momento, isso ninguém pode negar, e a proposta do aplicativo de compartilhar vídeos de curta duração, de em média 1 minuto, faz com que os seus conteúdos viralizem mais rápido ainda. Várias tendências como danças, tutoriais de maquiagem ou vídeos de pegadinhas estão em alta na plataforma, mas a novidade do momento são os “Foodtoks”, perfis que ensinam receitas completas em um curto período de tempo.

O tempo de 60 segundos ou menos, pode parecer pouquíssimo para aprender preparos que podem chegar a durar 1 hora ou mais, mas quem assiste garante que é possível sim, mesmo que seja assistindo o vídeo mais de uma vez. Giovana de Carvalho, estudante de 21 anos, está por dentro de todas essas tendências, e ajuda pessoas a produzirem conteúdos variados para a plataforma, mas como espectadora, diz que seus vídeos preferidos no momento são as receitas. “Aprendi a cozinhar muitas coisas, e o melhor é que rapidinho eu aprendo, pois apesar do tempo prever curto, eu consigo reproduzir tudo”, explica ela.

A tendência dos vídeos ensinando a cozinhar já é um assunto quente na internet há algum tempo. Nas plataformas como Youtube e Facebook, costuma-se explicar uma receita com um período médio de dez minutos, tempo já considerado curto. Muitos desses vídeos alcançam um público expressivo, provando que as pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender a cozinhar dessa forma.

O formato ganhou ainda mais espaço na pandemia, pois com o maior tempo dentro de casa, e fechamento de bares e restaurantes, as pessoas precisaram se arriscar na cozinha. Segundo o Google Analytics, a busca pelos termos “receitas fáceis” ou “receitas rápidas”, aumentaram do início da quarentena até o momento atual. Uma dessas pessoas foi a dona de casa Márcia Silva, de 56 anos, que passou a ter toda a família trabalhando em home-office e precisou começar a cozinhar em maior quantidade. “Antes todos saíam de casa pela manhã e voltavam à noite, então não precisava fazer almoço e agora preciso diariamente fazer algo. Prefiro receitas mais rápidas” ela explica.

Outro aplicativo onde os criadores de conteúdo buscam trazer essas informações passadas de forma mais rápida é o Instagram, com o recurso “Reels” específico para vídeos, que normalmente são de curta duração, ~ uma leve cópia do aplicativo vizinho, se é que vocês me entendem ~.

Para todos os gostos

A variedade de conteúdos na plataforma é gigantesca, e agrada a todos os gostos. Confeitaria, receitas veganas, o bom e velho arroz com feijão, tudo isso você encontra por lá. Além de ser uma boa alternativa para quem quer aprender a cozinhar algo que já conhece, ou testar novas receitas, o aplicativo ainda promove inclusão e visibilidade para todas as pessoas, de todas as idades e formas.

O canal “Downlicia” de Gabriel Bernardes, possui 1,1 milhão de seguidores só no Tik Tok. Na sua conta ele desmistifica preconceitos contra a doença genética da Síndrome de Down, a qual ele é portador. Eleito pela Forbes como um dos mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers brasileiros abaixo dos 30 anos, ele começou a cozinhar com 9 anos de idade, e hoje faz sucesso dentro e fora da plataforma com os mais diversos tipos de receitas.

@downlicia

Brownie com cream cheese downlicia😋 ##tiktokreceita ##tiktokreceitas ##tiktokreceitasrapida ##tiktokcomida ##receita ##brownie ##creamcheese

♬ som original – Downlicia | Gabriel

No Texas, nos EUA, Stephen Austin é conhecido como “Old Man Steve”, e em seu canal @omsteve, ele mistura bom humor e receitas deliciosas. O canal surgiu como uma forma do idoso de 81 anos, se sentir menos sozinho, já que não tem filhos ou netos, mas considera seus 1,7 milhões de seguidores como sua família.

@omsteve

Cooking with Steve number 1. ##fyp ##foryou ##foryoupage ##tiktok ##cooking ##tiktokfood

♬ original sound – Old Man Steve

Com 1,3 milhão de seguidores, o canal @gohanplz desmistifica a cultura e gastronomia Asiática. Produzido por Cintia, Jão, Deikidin e o Seidão, as receitas tradicionais e famosas na Ásia são o foco, mas não o único conteúdo do canal, que traz ainda alguns outros tipos de receitas.

@gohanplz

BERINJELA QUE PARECE ATÉ PEIXE! ##receita ##tiktokcomida ##qtomaismelhor

♬ original sound – GoHanGo

Com 3,8 milhões de seguidores, o Mateus do @vireiadulto, se denomina “o anãozinho mais legal do Brasil”. Seus vídeos de receitas são um sucesso na internet, mas ele também compartilha um pouco da sua rotina, sempre com muito bom humor.

@vireiadulto

O segundo contato vai ter que fazer pra você

♬ som original – Vireiadulto

Conhecido por sempre responder a pedidos dos seus seguidores e cozinhar de óculos escuros, o Saulo do canal @sausampaio, já conta com 2,1 milhões de seguidores. Com receitas mais conhecidas e simples, ou com alguns dos desafios que as pessoas que acompanham o canal lançam nos comentários, ele é sucesso total na plataforma.

@sausampaio

Responder a @changlixir Bife sem bife – Couve flor – ##receita ##challenge ##bife ##vegan ##vegetariano ##tiktokreceita

♬ som original – Saulo Sampaio

As receitas veganas da Débora, do canal @deboragomesph, agradaram tanto seus 1,1 milhão de seguidores que ela foi convidada para ser Host Digital do aclamado programa Masterchef Brasil. Com vídeos muito afetuosos, ela diz “criar sentimentos pela comida”, e produz apenas receitas sem nenhum produto de origem animal.

@deboragomesph

Responder a @user.name.duda ravioli de tofu com cogumelo, ervinhas e laranja. ##vegan

♬ original sound – AURORA

É claro que nem sempre dá certo

Até agora está tudo muito lindo, não é mesmo? Apesar de existirem milhares de perfis ensinando a cozinhar, às vezes o problema está em quem executa a receita. No Tik Tok, também é possível ver pessoas que se arriscaram nas receitas virais, mas tudo acabou virando um grande desastre. Meses atrás a receita de macarrão com queijo e tomate cereja viralizou no aplicativo, mas nem todos conseguiram reproduzi-la, como podemos ver abaixo:

@cooking.and.cleaningg

feta pasta fail, i will be trying again😌##fyp ##coffeetalk ##TrulyGlowingSelfieLove ##ppl ##lol ##cute ##viral ##trending @miriah_thornton7

♬ original sound – pro cleaner and chef

No perfil no Instagram, @chefsnaquarentena, é possível encontrar alguns dos desastres culinários dos internautas, provando que nem sempre cozinhar é uma habilidade dada a todos. Com muito bom humor, a página ainda avalia o desempenho dos seus seguidores

@chefsnaquarentena

É assim que se faz, Dayane!!! ##pudim ##fy ##foryou ##viral ##meme ##chefsnaquarentena

♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod

*Redação Revista Pepper

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *