Como fazer um cachorro obeso emagrecer? Veja 5 dicas práticas para adotar no dia a dia
Como fazer cachorro obeso emagrecer – como saber se o pet está gordinho
Quer ajudar o se cachorro obeso emagrecer? A obesidade é um problema e pode causar sérios problemas de saúde. Nesta terça-feira, 23 de novembro, confira no blog My Pet da Folha Go o que você precisa fazer para identificar se o seu pet está acima do peso e como ajudar ele a emagrecer. São 5 passos simples e práticos que podem te ajudar bastante.
Quais são os 5 passos para o cachorro obeso emagrecer?
Um recado importante antes de saber as dicas: elas não podem ser feitas sem orientação de um veterinário. Portanto, se o seu cachorro está obeso a consulta com o veterinário precisa estar em dia!
Mude e controle a alimentação
Em primeiro lugar, você deve verificar como anda a alimentação do seu cachorro. Alguns donos não têm controle nenhum na quantidade e vezes que oferece ração para os seus cachorros. Cada raça tem um tipo de alimentação adequada e por isso, é importante contar com a ajuda de um veterinário para melhor orientação.
Em alguns casos, pode ser necessário mudar a ração, diminuir a quantidade da porção e às vezes que você oferece a ração. No começo pode ser difícil, mas lembre-se que é para o bem da saúde do seu amigo.
Pratique exercícios
Assim como os humanos, os cachorros também precisam praticar exercícios. Isso ajuda a fortalecer os músculos, os ossos e na perda de peso. Para cada raça existe um tipo de exercício específico que pode ajudar. Por exemplo, raças pequenas podem não aproveitar tanto um circuito de obstáculos, diferente de um pastor alemão.
Sendo assim, algumas raças podem precisar somente de caminhadas um pouco mais longas e até mesmo praticar natação. Além disso, é importante respeitar o limite do seu cachorro, não force! Conforme o tempo, ele vai pegando o ritmo!
Tenha controle sobre os petiscos
Ah, os petiscos são um grande problema! Eles são como o chocolate para os humanos, sempre uma tentação. Qual o dono que não gosta de agradar o seu cachorro com petiscos? A regra vai depender muito de cada caso, alguns veterinários podem suspender ou diminuir.
O indicado é que você diminua aos poucos. Veja, se você dava petiscos todos os dias, faça em dias alternados. Também não ofereça toda a hora, defina um momento do dia para entregar o petisco.
Para ajudar o cachorro obeso a emagrecer, controle a ansiedade dele
Sim, cachorros também podem ter ansiedade, depressão ou stress que pode colaborar com a vontade de comer. Por isso, é preciso verificar se o seu cachorro possui algo do tipo. Às vezes um ambiente muito agitado, colabora com o stress e o faz ter mais vontade de comer.
Sendo assim, você também pode optar por tratamentos alternativos que ajudam o cachorro a relaxar. Pode ser uma massagem, acupuntura, entre outros tratamentos.
A família toda precisa colaborar para o cachorro obeso emagrecer
Por fim, não adianta tanto esforço se toda a família não colaborar. Ainda existem muitas famílias que oferecem comida normal (arroz, carne, mortadela) para os cachorros. Isso, além de contribuir com a obesidade, pode trazer outros problemas graves para a saúde.
Por isso, a regra é respeitar o uso da ração sem adicionar outros tipos de alimentos prejudiciais. Neste caso, frutas são bem-vindas, mas elas não substituem a ração e devem ser oferecidas com moderação.
Cachorro brincando em casa
*Com informações Folha Go