Retrospectiva do Google revela os assuntos e palavras mais buscados em 2021

O Google anunciou o resultado dos assuntos mais procurados no serviço de buscas em 2021 no Brasil. O buscador separou os termos em diversas categorias como principais buscas, dúvidas sobre o que são certas coisas, acontecimentos do ano, principais atletas brasileiros, como fazer coisas, bem como filmes, músicas, letras, programas de TV e mais um monte de curiosidades.

Ao todo, são 18 categorias: Buscas do Ano (Geral), Acontecimentos, Como fazer, O que?, Mortes, Filmes, Séries, Programas de TV, Música (Letra), Personalidades, Clubes de futebol, Perto de mim, Quanto custa, Atletas Olímpicos, Receitas, Beleza, Virou meme e Como ser.

O Google também fez um resumo do que foi destaque mês a mês, de janeiro a outubro — novembro e dezembro ainda não foram lançados. Em um site chamado Year in Seach, a empresa mostra cada acontecimento e traz detalhamentos sobre os fatos para esclarecer as pessoas. A ideia é relembrar os momentos mais marcantes de cada período, afinal as buscas refletem exatamente o momento vivenciado.

Confira o que esteve em alta no Google em 2021

Buscas do ano

Marília Mendonça
Eurocopa
Palmeiras
Libertadores
Brasileirão
Atletas olímpicos
Rebeca Andrade
Isaquias Queiroz
Simone Biles
Rayssa Leal
Ítalo Ferreira
Como fazer
Como fazer horta em casa
Como fazer brinquedos para gatos
Como fazer um Pix
Como fazer soro caseiro
Como fazer backup do WhatsApp
Mortes marcantes
Marília Mendonça
MC Kevin
Lázaro Barbosa
Paulo Gustavo
Bruno Covas
Perto de mim
Pet shop perto de mim
Vacina COVID-19 perto de mim
Parque para andar de bicicleta perto de mim
Mercadinho aberto agora perto de mim
Floricultura perto de mim
Receitas
Brownie de Nescau
Bolinho de chuva
Bolo de milho verde
Bolo de cenoura de liquidificador
Geleia de amora
O que é?
O que é cringe?
O que é basculho?
O que aconteceu com o WhatsApp?
O que é politraumatismo?
O que estuda a gelotologia?

A queda do WhatsApp e outras redes impactou nos resultados do Google em 2021 (Imagem: Diego Cerco/Unsplash)

Beleza
Unhas decoradas
Ácido hialurônico
Cabelo curto
Alopecia
Piercing no umbigo
Como ser
Como ser uma pessoa fria
Como ser entregador do Mercado Livre
Como ser hacker
Como ser atriz
Como ser modelo
Letra de música
Girl from Rio (Anitta)
Estrelinha (Di Paullo & Paulino com Marília Mendonça)
Batom de Cereja (Israel & Rodolffo)
Deus me Proteja de Mim (Chico César)
Drivers License (Olivia Rodrigo)
Programas de TV
BBB 2021
Power Couple
No Limite
Salve-se Quem Puder
A Fazenda 2021
Séries
Round 6
Bridgerton
Cidade Invisível
Sweet Tooth
WandaVision
Acontecimentos
Olimpíadas 2021
Vacina COVID-19
Whatsapp fora do ar
Caso Henry Borel
Caso Lázaro
Clubes de futebol
Palmeiras
Corinthians
São Paulo
PSG
Santos
Filmes
Eternos
Viúva Negra
Liga da Justiça de Zack Snyder
Venom: Tempo de Carnificina
Invocação do Mal 3
Personalidades
Karol Conká
Sílvio Santos
Luciano Szafir
Lucas Penteado
MC Livinho
Quanto custa
Quanto custa um cilindro de oxigênio
Quanto custa um implante dentário
Quanto custa o teste de COVID-19
Quanto custa um clareamento dental
Quanto custa uma lipo lad

Vacinas da covid-19 também foram destaque do início ao fim do ano (Imagem: Photocreo/Envato Elements)


Virou meme
Cringe
Palmeiras
Mia Khalifa
Mó Paz
Cremosinho

Buscas no Google por mês

Janeiro

Em janeiro de 2021, vacina foi o assunto de saúde mais buscado em todo o Brasil. As buscas por como ajudar Manaus, que passou por uma crise sanitária com a explosão de casos de covid-19 e falta de oxigênio para pacientes, cresceram +5.000% no mês.
“O que é queer” foi o termo mais buscado.
“doomscrolling” foi pesquisado mais do que nunca no mundo, mas a pesquisa “afirmações” teve uma alta histórica.
Em 2021, o mundo pesquisou “canções de marinheiro” mais do nunca na história do Google Trends.
Graças a Bernie Sanders e suas luvas estilosas, a pesquisa por “luvas” atingiu o nível mais alto de todos os tempos no planeta.
A principal atividade voluntária pesquisada foi “voluntário de vacinação”, mas as pessoas também se mostraram muito interessadas em saber “como abrir um negócio” — mais do que “como conseguir um emprego”.

Fevereiro

Fruto da pandemia, o interesse de busca por “carnaval em casa” teve um aumento de 110% em fevereiro de 2021.
O “Ano-Novo Chinês” atingiu o maior interesse de busca dos últimos seis anos neste mês.
Apagões no mundo todo aumentaram as pesquisas por queda de energia em 5.000%.
O termo “alma gêmea” foi pesquisado mais do que nunca em todo o planeta: as pessoas ficaram mais carentes por causa do distanciamento social.
“Como ajudar o texas” teve um índice elevadíssimo de buscas, em razão da confusão climática causada pelo frio extremo.
O interesse por “como conservar” atingiu um pico histórico mundialmente em 2021, reflexo da conscientização de preservar o meio ambiente.
O daft punk virou a principal tendência mundial do ano sobre separação depois que a dupla anunciou o fim de uma carreira musical de 28 anos.

Março

“Como ajudar uma pessoa com ansiedade” foi a pergunta da categoria “como ajudar” mais feita pelas pessoas na busca do Google em março de 2021.
“bifobia”, ou seja, preconceito contra bissexuais, bateu recorde de interesse no Brasil.
Neste mês, a covid-19 teve mais interesse de busca do que em qualquer outro mês desde o início da pandemia.
A entrevista de Meghan e Harry com Oprah Winfrey se tornou a mais pesquisada na história do Google globalmente.
A pesquisa “vigília de clapham” se tornou a tendência mais popular de vigília no mundo todo, após a prisão de pessoas no sul de Londres reunidas para homenagear Sarah Everard.
“Como fazer mudança com plantas” foi pesquisado mais do que “como fazer mudança com crianças” ou “como fazer mudança com animais de estimação” em todo o mundo em 2021.
O mundo pesquisou o impacto das mudanças climáticas mais do que nunca neste ano.
Após a manobra frustrada de um navio, o “Canal de Suez” teve um índice extraordinário de buscas.

O navio “encalhado” no Canal de Suez chamou a atenção dos internautas (Imagem: Reprodução/Maxar Technologies)

Abril

“Quando vou ser vacinado” foi a pergunta que mais cresceu em abril.
A brincadeira “amarelinha” atingiu seu pico histórico de busca no Brasil neste mês, mas “elástico” seguiu a tendência e teve o dobro de pesquisas em relação ao mês anterior.
Desde 2005 não se buscava tanto sobre doação de alimentos no país como em abril de 2021.
Este ano, “te amo” em linguagem de sinais foi pesquisado mais do que nunca no mundo todo.
A pesquisa “preguntas para conocer a alguien” aumentou globalmente pelo segundo ano consecutivo, o que mostra que os amantes hispânicos estão em busca de uma paixão.
No mundo todo, as pesquisas por “Estádio Arun Jaitley” tiveram uma alta histórica em abril, em razão da 14ª temporada de críquete da Indian Premier League.
O termo sustentabilidade bateu recorde de pesquisa globalmente este ano.
Maio
O comediante Paulo Gustavo foi a pessoa mais pesquisada do mundo no dia do seu falecimento em maio.
Já a ex-bbb Juliette se tornou a mulher mais buscada no Brasil no mês.
As pessoas buscaram por “Feliz dia das mães” mais do que nunca.
As buscas por pinhão bateram recorde no Brasil em maio, fruto da expectativa pelos festejos juninos.
A pesquisa quando é a semana dos enfermeiros atingiu o número mais alto de todos os tempos em 2021.
Em maio, “como ajudar a palestina” foi uma tendência de pesquisa no mundo todo, mas “como manter a saúde mental” também esteve entre os mais buscados.
Este ano, “eurovision” foi pesquisado de 3 vezes mais do que “american idol” no mundo — ambos são programas de calouros.
A pesquisa” vencedoras miss universo méxico” aumentou em mais de 3.450% em maio no mundo todo.

Junho

Em junho, “o que é cringe” foi a pergunta mais cringe e de maior alta no Brasil.
O interesse por comida típica de festa junina disparou em junho, afinal quem não adora as guloseimas, não é?
“Como fazer curau de milho” foi a pergunta relacionada à culinária que mais cresceu no Brasil em junho.
O mundo pesquisou positivismo corporal mais do que nunca em 2021.
As “pesquisas tempo em southampton” e “seleção de críquete da nova zelândia” foram tendência no mundo.
Este ano, o mundo todo pesquisou “o que é retrógrado” mais do que nunca. Esse pessoal além cringe, ainda é retrógrado…
Em 2021, “classificação da copa américa” e “tabela da copa américa 2021” tiveram índices de busca extraordinários no mundo todo.
A pesquisa “parada do orgulho perto de mim” aumentou +5.000% no mundo inteiro.

Julho

O interesse por skate foi recorde no Brasil em julho após a medalha de Rayssa Leal.
Baile de Favela se tornou a música mais buscada do Brasil em julho após o solo de Rebeca Andrade.
Este ano, o interesse mundial pela pesquisa “vencedor do concurso ortográfico” atingiu o maior índice em cinco anos.
Os termos incêndio e enchente foram ambos pesquisados globalmente em julho.
Em julho, “quantas vezes a itália ganhou a euro” foi uma tendência global pela primeira vez na história do Trends.

Rayssa Leal e os atletas olímpicos lideraram as buscas em julho (Imagem: Breno Barros/Rede do Esporte)

Agosto

São Paulo foi uma das dez cidades que mais buscaram por plantas em agosto de 2021.
“folclore brasileiro” foi o assunto que mais cresceu no Google Imagens, impulsionado pela série Cidade Invisível.
Afeganistão foi o tópico de maior alta no Google Notícias em agosto, por causa da retomada do Talebã. “Como ajudar o Afeganistão” também foi uma tendência no mundo todo
Este ano, a Índia pesquisou o termo medalha de ouro mais do que nunca.
As pesquisas mundiais por skate park bateram um recorde de cinco anos no mês.
O mundo pesquisou “y2k” mais do que nunca em 2021, fruto do interesse pelas tendências do final dos anos 90 a meados dos anos 2000.
Em agosto, como ajudar o haiti teve um alto índice de buscas no mundo todo.

Setembro

As buscas pela primavera atingiram recorde histórico no Brasil em setembro.
São Paulo foi a cidade com maior interesse pelo termo ansiedade em todo o mundo.
Pesquisas por “personas influyentes” foram duas vezes maiores globalmente em relação a agosto.
O mundo pesquisou por “mulheres indígenas desaparecidas” mais do que nunca, com o Canadá liderando a busca.
Este ano, o interesse de pesquisa por “luz vermelhaluz verde” e “honeycomb toffee” atingiram um recordes, graças ao sucesso da série Round 6.
Em 2021, a Suíça teve o maior interesse na pesquisa casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Globalmente, o interesse por vulcão triplicou de agosto a setembro.

Outubro

Halloween foi o tópico que mais cresceu no Brasil.
Os brasileiros perguntaram quando vai parar de chover mais do que nunca na história.
Neste mês, “caiu hoje” foi uma tendência de busca global, aumentando mais de 5.000% em relação a setembro, devido a interrupções globais em várias plataformas de mídia social.
A “mudança climática é causada por humanos” e “como comer menos carne ajuda na mudança climática” foram buscas frequentes no Reino Unido.
Na Índia, a busca que cor de vestido usar no navratri dobrou entre 2020 e 2021.
Neste mês, a pesquisa maquillaje para dia de muertos (maquiagem para o dia dos mortos) aumentou mais de 5.000% no mundo todo.
No mundo todo, as buscas por mamografia bateram um recorde histórico nesse mês, resultado positivo da campanha Outubro Rosa

*Com informações do CanalTech

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *