Séries com mulheres fortes que você precisa conhecer
“O conto da Aia” e o “Gambito da Rainha” fazem parte dessa lista inspiradora
Já passou da época em que apenas homens eram protagonistas das histórias, dentro e fora do mundo cinematográfico. Com o passar dos anos, títulos com narrativas femininas e com protagonistas mulheres ganharam espaços de relevância no cinema, e também em plataformas de streaming.
As mulheres passaram a dominar espaços na ficção que fogem da posição de donzelas indefesas, ou de papéis secundários, como “esposas troféus” e donas de casa, e agora assumem posições de destaque. Elas agora estão em séries de política, drama, advocacia, comédia, suspense e outros estilos, mostrando que não há limites para as mulheres.
Para mostrar um pouco dessa evolução, e ilustrar papéis femininos inspiradores, a Pepper preparou uma lista com dez séries imperdíveis para maratonar já, e ver o motivo dessas mulheres serem tão fortes! Confere aí!
1- O Conto da Aia (2017)
Se você ainda não colocou essa na sua lista, está perdendo uma das melhores séries sobre mulheres fortes! A premiada “The Handmaid’s Tale”, ou em português, “O Conto da Aia”, é uma distopia futurística que conta a história de como os Estados Unidos não existe mais, e aquela região passa a se chamar Gilead. Em um futuro onde as mulheres a taxa de natalidade é extremamente baixa, mulheres que podem reproduzir são obrigadas a serem Aias, passando por situações horríveis e desumanas. As personagens June, Emily, Moira e tantas outras vão te deixar boquiabertos e impactados com cenas brilhantes, falas que arrepiam é uma atuação emocionante. É uma série intensa, forte e revolucionária.
Disponível na Paramout+
2 – Anne com E (2017)
A produção canadense é de fazer qualquer um se apaixonar! A série conta a história de Anne, uma órfã que é adotada pelos irmãos Matthew e Marilia Cuthbert, e é uma jovem adora falar e sonhar. Anne tem uma imaginação fértil, cria histórias na sua cabeça para fugir da realidade e dos traumas do orfanato, e suas aventuras vão nos mostrando como acreditar em coisas boas mesmo quando tudo parece ruim. Anne é inspiradora e uma jovem à frente de seu tempo, e vive em um mundo próprio, e nos faz embarcar em seu universo no interior do Canadá.
Disponível na Netflix.
3 – The Crown (2016)
Mais conhecida como a série da Betinha, “The Crown” traz a filha do rei George VI, Elizabeth II, como protagonista. A série traz questões interessantes que causaram dificuldades na rainha desde seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiros-ministros ingleses, até assumir a coroa, com apenas 25 anos de idade, com grandes compromissos e responsabilidades.
Disponível na Netflix.
4 – O Gambito da Rainha (2020)
Um dos maiores sucessos da Netflix, vemos a história de uma garota prodígio que descobre ter um talento único para o xadrez, e decide mergulhar de cabeça nesse desafio. A trama se passa em uma década em que o machismo era muito mais intenso, e ainda assim ela conseguiu ficar de cabeça erguida para ser uma grande vencedora nesse esporte, dominado por homens.
Disponível na Netflix.
5 – Coisa mais Linda (2019)
Na São Paulo dos anos 50, Maria Luiza tem sua vida transformada quando seu marido desaparece. A moça segue os rastros dele, mas acaba dando vida a um clube de música no Rio de Janeiro, onde descobre um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais, tudo embalado ao som da Bossa Nova. Essa série nos mostra muito sobre direitos das mulheres e o machismo que persiste até hoje.
Disponível na Netflix.
6 – How to Get Away with Murder (2014)
“Como defender um assassino” conta a história de Michaela, Wes, Laurel e Patrick, ambiciosos calouros de Direito da prestigiada academia East Coast Law School, onde apenas os melhores alunos podem participar de casos reais. Eles competem entre si para conseguir a atenção da carismática e sedutora Professora Annalise DeWitt, interpretada brilhantemente por Viola Davis, na aula de Direito Criminal 1. A série mostra o poder de uma grande mulher a frente de importantes casos criminais.
Disponível na Netflix.
7 – Fleabag (2016)
Considerada uma das melhores séries de comédia com humor ácido, a série conta a história de Fleabag, uma jovem adulta lidando com problemas quase universais, sob o ponto de vista feminino. Apesar de ser uma comédia, a série debate temas pesados, ainda que de forma delicada. A trama consegue passar por relações familiares, traumas, perdas, saúde mental, o início da vida adulta e muito mais, de forma divertida e inteligente.
Disponível na Amazon Prime Video
8 – Sex and The City (1998)
Foi uma das primeiras séries feministas a ter grande audiência. Nela, quatro mulheres solteiras, bonitas e confiantes moram em Nova York, são melhores amigas e compartilham entre si os segredos de suas conturbadas vidas amorosas. Carrie é uma colunista e narra a história. Miranda é uma advogada determinada, que deseja sucesso na carreira e na vida amorosa. Charlotte é uma comerciante de arte vinda de uma família rica, mas que é insegura sobre si mesma. E Samantha é uma loira fatal, que está sempre à procura de um bom partido.
Disponível no HBOMax.
9 – Gilmore Girls
“Tal mãe, tal filha” é um clássico do início dos anos 2000, e fala sobre a relação de uma mãe jovem com sua filha adolescente, e nos leva a acompanhar a trajetória das duas pelos anos. Lorelai e Rory são cativantes, engraçadas, cheias de referências à cultura pop, e nos mostram como mães e filhas podem ser grandes amigas.
Disponível na Netflix.
10 – The Marvelous Mrs. Maisel
Em 1958, em Nova York, a vida de Midge está nos eixos: marido, filhos e elegantes jantares em seu apartamento no Upper West Side. Mas quando a vida dela dá uma reviravolta, ela tem que decidir rapidamente o que mais ela sabe fazer. Se tornar uma comediante é uma escolha inusitada para todos, exceto para ela.
Disponível na Amazon Prime Video.
E você já viu alguma delas? Qual a sua favorita? Conta pra gente aí nos comentários!
*Redação Revista Pepper.