Combinação perfeita: chocolate e orquídeas que dão água na boca

No Dia Mundial do Chocolate, saiba como uni-lo a um elemento que também é amado por muitos e desfrutar de uma dobradinha certeira

Atenção, chocólatras de plantão! Em 07 de julho é comemorado o Dia Internacional do Chocolate. Para você que adora essa iguaria que herdamos dos astecas, esse é mais um bom motivo para se deliciar sem culpa. Até mesmo para aqueles que não apreciam muito, esse pode ser um bom dia para aproveitar e desfrutar dessa delícia que Montezuma, imperador asteca, chegava a beber 50 vezes ao dia.

Sim, bebia! É que na época em que os indígenas mexicanos “inventaram” o chocolate, ele era consumido na forma líquida. Os astecas colhiam as sementes do cacau e faziam uma mistura que acreditavam ser um poderoso afrodisíaco e ao qual deram o nome de líquido quente: chocolate. Muitos, chegavam a dizer que era a bebida dos deuses.  

Atualmente, o chocolate pode ser consumido de diferentes formas, espessuras e gostosuras. Toneladas são devoradas diariamente em todo o mundo. Dentre os países que mais o consomem, destacam-se Alemanha, Bélgica, Suíça e França. Na América Latina, o Brasil é o segundo país que mais faz uso do chocolate, perde apenas para o Chile.

A questão é que, independentemente da forma consumida, para o chocólatra, o chocolate é unanimidade. Mas você já pensou que ele pode estar presente em sua vida de outra forma? Em forma de flor, por exemplo. Não, você não vai comer uma flor de chocolate, mas pode ter, em sua casa, o delicioso aroma que ele exala, além de decorá-la com a beleza de uma orquídea. Assim, juntando o delicioso ao maravilhoso, temos a orquídea chocolate.

“Orquídea Chocolate é nome popular dessa planta. Dela, existem três tipos: Sweet Fragrance (a mais famosa e com cheiro mais forte de chocolate), Ruby Doll e Baby Tricolor. Suas flores podem ocorrer em qualquer época do ano, duram de 30 a 45 dias e podem florir duas vezes ao ano”, explica a paisagista Nãna Guimarães.

“Essa orquídea cresce nos troncos das árvores e, algumas vezes, até em rochas. Ela é uma das mais resistentes às mudanças climáticas se estiverem expostas à luz solar direta, à chuva e afins”, acrescenta Nãna. A paisagista ainda assegura que “a cor da planta é, quase sempre, púrpura, mas sempre pode variar, dependendo da região onde ela cresça”.

Ao contrário do que muita gente pensa, a orquídea chocolate não pode ser encontrada na natureza. Ela foi criada artificialmente em laboratórios, em 1983, por Dorothy A. O’Flaherty. “Apesar de ser relativamente nova, esta espécie já ganhou os corações de muitos cultivadores. Hoje, é uma das mais destacadas do género Oncidium e praticamente qualquer pessoa pode ter em casa ou em apartamento”, completa a paisagista.

O nome verdadeiro é Encyclia phoenicea e o motivo de ser popular, claro, deve-se ao fato que, além de sua beleza, essas plantas exalam um aroma muito similar ao do chocolate. Para os amantes do chocolate e das flores: uma dobradinha perfeita.

Como dito antes, são três espécies de orquídeas chocolates. A Sweet Fragrance é a mais conhecida e exala um perfume mais característico do chocolate. “É uma planta de fácil cultivo e que precisa de umidade constante. Apresenta uma quantidade impressionante de flores que duram de 30 a 45 dias. É, sem dúvida, a preferida de muitos, porque apresenta um perfume forte e marcante, meio adocicado de chocolate e de baunilha, que inunda o ambiente”, explica Nãna.

Já a Ruby Doll tende a apresentar um tom um pouco diferente, vai do vermelho ao vermelho escuro, e fragrância de chocolate, mas em uma intensidade menor que as Sweet Fragrance. As Baby Tricolor também vão variar na intensidade do aroma, mas apresentam pétalas com pontas amareladas e um lábio um pouco mais branco”, detalha a paisagista.

Se você quer expandir seu amor por chocolate e perfumar a sua casa com o aroma que ele exala, a tarefa não é tão difícil não. Como já disse a Nãna Guimarães, estamos falando de uma planta de fácil cultivo. Além disso, ela pode ser plantada em troncos de árvores e em vasos de terracota também, para você que mora em apartamento. Elas gostam de “curtir” um friozinho, por isso, é recomendável que a temperatura não passe dos 22ºC. Se a temperatura for mais alta, a rega deve ser mais constante; a umidade recomendada é flexível, variando de 40% a 70%.

Gostou da dica? Então aproveite essa sensação que vai atiçar vários dos seus sentidos. Embeleze sua casa, perfume seus ambientes, pegue e coma um bom chocolate, se quiser, coloque uma boa música para tocar, agradando nossos cinco sentidos. Desfrute no Dia Mundial do Chocolate e em todos os outros dias também.

*Com informações Assessoria Nãna Guimarães

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *