7 tecnologias que sumiram do mercado
Algumas invenções podem ser muito criativas, mas se não atenderem a determinadas necessidades, serão descontinuadas.
Os desenvolvedores de produtos podem fazer muitas pesquisas antes de colocar em prática certos conhecimentos. Contudo, nem sempre conseguem acertar de primeira ao obter um resultado final, seja por algum erro técnico ou falta de interesse dos outros. Sendo assim, periodicamente vários itens deixam de existir sob a justificativa de não atender uma série de parâmetros.
Inovações precisam de objetivos específicos
As inovações precisam ser pensadas levando em consideração um problema, do contrário, ninguém vai se interessar a ponto de gerar capital. Portanto, quando algo é lançado, busca propor uma solução inédita e lucrativa. Por exemplo, o computador só pôde ser comercializado em massa com a produção de chips capazes de estender os sinais de conexão.
Alguns produtos são substituídos com o tempo
No caso de um computador, muitas tentativas resultaram no sucesso, mas os modelos antigos deixaram de existir para dar origem a outras máquinas mais modernas. Isso mostra que também ocorre a substituição de bens que passam a representar tecnologias obsoletas, enquanto surgem ferramentas avançadas, como notebooks apresentados em processadores rápidos.
A inovação é promove o desaparecimento de produtos
Há alguns anos as pessoas ainda revelavam fotos em algumas papelarias, no entanto, essa procura reduziu bastante, levando empresas que não se adaptaram, à falência. A máquina fotográfica não precisa do rolo de filme, pois consegue armazenar seus arquivos em um drive. Dessa forma, uma inovação costuma substituir a outra em um processo contínuo de desenvolvimento, só que muitas substituições acabam dando errado.
Conheça tecnologias que não são exemplos de sucesso
Televisão 3D
A televisão precisa oferecer uma boa resolução, mas em 2010 uma série de tecnologias envolvendo imagens 3D fizeram com que produtos fossem disponibilizados no mercado. Contudo, poucas produções eram compatíveis e as fabricantes passaram a focar na tecnologia 4K.
Blu Ray
Tendo surgido com um projeto no qual participaram Sony, Panasonic, Philips e Pioneer, o disco substituiu o DVD, concentrando uma grande quantidade de dados. Porém, a partir da popularização do streaming, deixou de fazer sentido para muitas pessoas que procuravam por melhor custo benefício.
Windows Phone
A ideia de lançar um celular com o sistema operacional do Windows e com interface popular, parecia promissora. Ao adquirir a Nokia, a empresa apostou no público de smartphones, que não se interessaram pelo produto.
Consoles Android
Uma tela que rodava com facilidade os jogos da Play Store parecia o sonho de muitos, mas a chegada de smartphones avançados interrompeu a venda do Nvidia Shield.
Segway
Parecido com os owerboards, era um patinete de base com guidão, bem similar aos que fazem sucesso hoje. Só que o aparato de apoio parece não ter servido para muita coisa.
Kinect
O sensor do Xbox aumentava a imersão no jogo, só que muitos games não eram compatíveis e tornava os modelos recentes ainda mais caros.
Google Glass
Disponibilizado para o público em 2014, não conseguiu escalar uma grande quantidade de vendas e passou a ser usado no ambiente corporativo interno.
*Com informações de Consursos Brasil