7 coisas imperdíveis para vivenciar o Natale di Roma como um verdadeiro local
Chama-se Natale di Roma, mas não tem nada a ver com a natividade cristã. Em vez disso, é um antigo feriado secular que celebra a fundação da capital, identificado com a data lendária de 21 de abril .
As celebrações são grandiosas, com uma programação repleta de desfiles, encenações históricas e eventos especiais. Como celebrar o aniversário de Roma ? Aqui estão 7 coisas imperdíveis para fazer e vivenciar o festival como um verdadeiro morador local.
A fundação de Roma entre a história e a lenda
21 de abril é uma data muito significativa para os romanos, pois foi neste dia, no ano 753 a.C., que começou a fundação da Cidade Eterna. É, portanto, o aniversário de Roma .
Segundo a lenda narrada pelo escritor Varrone, Rômulo se tornou o primeiro dos Sete Reis de Roma, fundando a cidade no Monte Palatino , usando os complexos cálculos astrológicos do físico Lúcio Tarúcio Firmano.
Existem várias histórias sobre as origens de Rômulo, mas a mais popular é que ele era filho de Rêa Sílvia e do deus Marte: eles tiveram gêmeos, Rômulo e Remo, que foram abandonados por serem ilegítimos, em uma cesta às margens do Tibre, e depois encontrados por uma loba que os criou como se fossem seus.
A história se sobrepõe à lenda: 21 de abril coincidia com as festas de Palilie , o dia em que os pastores celebravam o início do ano com rituais de purificação do rebanho. As escavações arqueológicas , por sua vez, datam os primeiros assentamentos na mesma fase em que a história se passa: naqueles tempos remotos, cabanas e o perímetro de uma muralha já se erguiam no Palatino. A narrativa e a realidade andam de mãos dadas, embora os romanos demonstrem um apego tenaz ao mito, fascinante e imortal, em vez de à evidência histórica.
Os eventos do Natale di Roma
Roma comemora seu aniversário em 21 de abril . Nesta ocasião festiva, a cidade também está animada e os museus estão abertos. A programação de eventos é bastante completa.
Aqui estão 7 coisas para fazer para aproveitar o evento da melhor forma possível e interagir com os romanos durante esta época única do ano:
- Passe um dia inteiro no Circo Máximo , onde as apresentações acontecem de perto e onde uma vila reproduzindo acampamentos romanos e berberes
será montada. - Visite a área educacional do Circo Máximo , com exposições temáticas e palestras: culinária, religião e muito mais nos tempos da Roma Antiga.
- Assistir de perto a uma luta de gladiadores de verdade , no Circo Máximo.
- Participe do impressionante desfile no domingo , que vai do Circo Máximo até a Piazza Venezia, atravessando o Coliseu e o Fórum Romano.
- Admire o feixe de luz que inunda o Panteão . De fato, ao meio-dia em ponto, todo dia 21 de abril, acontece um autêntico e imperdível evento mágico. Do óculo da cúpula, somente naquele dia, um feixe de luz penetra em seu interior, seguindo uma geometria perfeita, e ilumina a porta de entrada de bronze: o efeito é espetacular. O “milagre” foi desejado e especialmente projetado por Agripa, a pedido de Augusto. Ao fazer sua entrada no aniversário de sua cidade, o imperador aspirava ser banhado pelo feixe e, assim, brilhar com sua própria luz.
- Explore as ruas estreitas de Trastevere , que, ainda mais hoje em dia, têm um aroma especial. Em Roma, a comida é sempre excelente e a oferta culinária tradicional é única, ainda mais no aniversário da cidade. Sente-se à mesa de uma trattoria e saboreie pratos tradicionais , da amatriciana à carbonara, passando pelo cacio e pepe, do nhoque à romana à saltimbocca. E, como em qualquer aniversário que se preze, não faltam doces. Escolha o maritozzo com creme ou sorvete, experimente o sabor de ricota e cereja azeda do Castelli Romani.
- Caminhe ao longo do Tibre . O rio está fortemente associado à história de Roma e à sua fundação. Todo dia 21 de abril, os romanos passeiam por suas margens: imite-os, percorrendo os pontos mais pitorescos e chegando até a Ilha Tiberina . Faça isso nas horas douradas do pôr do sol e delicie-se com um aperitivo em uma barcaça , deixando-se embalar pela água. O clima é ameno, os dias são longos e a primavera romana é encantadora.
*Com informações de Itália.it