6 alimentos que melhoram a concentração e a produtividade

Manter a produtividade nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, a procrastinação bate à porta, e fica difícil não ceder aos excessos de informações que nos rodeiam — as distrações de casa, a outra aba aberta no computador, a encomenda que chega. Mas você sabia que existem alimentos que melhoram a concentração?

Vale ressaltar que, para ter foco, é preciso estar bem nutrido e hidratado. Isso porque as células cerebrais funcionam melhor se o seu corpo não está distraindo você. Por isso é tão difícil prestar atenção quando se está com fome.

Alguns alimentos podem melhorar a concentração

Os alimentos certos podem potencializar os benefícios, reduzindo a fadiga, controlando o estresse e melhorando a saúde geral do cérebro.

O que acontece é que alguns desses itens possuem composições (como determinadas vitaminas, ômega 3, cafeína, zinco, selênio, taurina e tirosina) que auxiliam na comunicação entre os neurônios. Na prática, isso potencializa a memória e o desempenho cognitivo. Veja os melhores alimentos para concentração:

1. Café

A ciência há muito se concentra nos benefícios do café. De acordo com pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, o consumo de cafeína aumenta a memória e a retenção de informações. Além disso, estudos já apontaram que beber café pela manhã ajuda no estado de alerta e na concentração.

O café faz parte da lista de alimentos que melhoram a concentração e a produtividade (Imagem: 5PH/Envato)

De qualquer forma, os benefícios da bebida vão além da concentração. Café pode reduzir risco de morte precoce, segundo um estudo publicado na Annals of Internal Medicine. Em paralelo, beber duas a três xícaras de café por dia pode prolongar a vida, conforme sugere um estudo publicado no European Journal of Preventative Cardiology.

Vale ressaltar que cientistas descobriram que uma combinação das substâncias presentes no café e no leite pode ter um efeito anti-inflamatório muito positivo.

2. Peixes gordurosos

Peixes gordurosos incluem salmão, atum e bacalhau. Seus benefícios para a concentração e a memória vêm dos ácidos graxos ômega-3 e DHA. Justamente por isso, os nutricionistas recomendam pelo menos duas porções de peixe gordo por semana. De qualquer forma, a recomendação é concentrar-se em peixes com baixo teor de mercúrio, como os mencionados anteriormente, assim os riscos para a saúde são consideravelmente menores.

3. Chá verde

Para quem almeja aumentar a produtividade, o chá verde também pode ser uma boa opção, já que contém cafeína e L-teanina, que ajudam no estado de alerta e no foco geral. A L-teanina ajuda a pessoa a se sentir mais relaxada, mas alerta ao mesmo tempo, por isso faz sentido como uma bebida natural para melhorar a memória.

Vale ressaltar que, de acordo com os especialistas, o chá verde pode promover o aumento da produção no córtex cerebral, então é indicado para obter clareza mental por períodos mais prolongados.

4. Tomate

Tomate também é um dos melhores alimentos para concentração. Nesse caso, tudo está relacionado a um antioxidante chamado licopeno, que ajuda a prevenir os danos dos radicais livres. O tomate também conta com vitamina A e vitamina C, e você só precisa se lembrar de manter a pele para consumi-lo, porque é onde estão os nutrientes primários.

5. Chocolate

O chocolate amargo também ajuda a melhorar o foco. O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem inúmeras qualidades que podem ser benéficas tanto para o corpo quanto para a mente.

O chocolate amargo é um dos alimentos que melhora a concentração (Imagem: Charisse Kenion/Unsplash)

O consumo de chocolate amargo tem efeitos positivos nas funções cerebrais, com direito a impacto na potência e plasticidade sináptica na área CA1 do hipocampo, bem como na ingestão de alimentos e na massa corporal.

6. Brócolis

O brócolis é um dos alimentos que melhoram a concentração, por ser muito rico em vitamina K, essencial para a formação de esfingolipídios, um tipo de gordura densamente compactada nas células cerebrais. Alguns estudos já a associaram a uma melhor memória e estado cognitivo. Além da vitamina K, o brócolis contém vários compostos que possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, o que pode ajudar a proteger o cérebro contra danos.

Fonte: HealthlineWebMDNutritional Neuroscience,  The Guardian

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *