5 pavês para você inovar nas sobremesas de Ano Novo
Aprenda novos recheios, coberturas e formas de substituir a bolacha do pavê
O nosso final de ano geralmente chega com calor, né? E aparentemente, este será ainda mais quente. Seguindo a tradição, nossas ceias são compostas por pratos salgados quentes e doces frios. Entre as sobremesas mais clássicas da época, está o velho e bom pavê, que ainda pode vir acompanhado da também clássica piadinha “é pavê ou pacumê?” Bom, talvez a brincadeira seja a mesma este ano, mas o gostinho da sobremesa bem que pode mudar um pouco, basta alguns toques de inovação.
Para garantir uma sobremesa deliciosa e diferente, chamamos a chef e professora da Anhembi Morumbi, Talia Cerqueira, que nos ensinou cinco tipos de pavê para você inovar em suas ceias de Natal e Ano Novo. Aliás, fica a dica: vale também guardar o passo a passo para fazer uma boa sobremesa em qualquer ocasião. Confira:
Pavê de panetone
Apesar de não ser exatamente uma novidade, o pavê de panetone está em alta neste natal. As receitas são inúmeras e são uma ótima forma de dar uma nova função ao panetone e ainda agradar aos fãs do doce, que normalmente faz sucesso também em refeições como café da manhã e da tarde. A versão da chef leva pêssego e cereja em calda, além de pistache e uva passa preta que reforçam aquele gostinho de natal.
Pavê de uva com hortelã
Sabe aquele doce fresquinho que é tudo o que você mais precisa em um dia quente? Pois é justamente desse tipo de sobremesa que estamos falando. Este pavê mistura o gostinho da baunilha no creme com uva verde acompanhada de hortelã, bolachas de leite e leite em pó, que finaliza o doce, deixando-o ainda mais bonito.
Pavê de tapioca com frutas tropicais
Em vez da bolacha, Cerqueira usa a tapioca neste pavê e complementa com leite condensado, leite de coco, coco ralado, além de manga, kiwi, cereja fresca (ou morango, se você quiser trocar), maracujá e uva. Já deu água na boca, né? Apostamos que você nunca tinha pensado que tapioca poderia virar pavê.
Pavê de chocolate com morango
Inclinando-se mais para um pavê tradicional, esta receita tem nuances que deixam o doce um pouco diferente. O kirsch, um licor de cereja, traz para esta versão de chocolate e morango o gostinho da fruta típica do natal.
Tiramisù
Ué, mas esse não era um caderno de pavês? Calma que a gente explica! Na verdade, pavê é todo doce montado em camadas. Portanto, o Tiramisù também entra nesta categoria. Este foi montado pelo coordenador do curso de gastronomia da Anhembi Morumbi, Daniel Frenda, que é especialista na culinária italiana. Então veja todas as dicas para fazer um bom tiramisù e arrasar nas ceias de final de ano.
*Com informações de Terra