40 ovos por dia? Os prós e contras do excesso do alimento para a saúde
A dieta de Gracyanne Barbosa despertou a curiosidade do público sobre como vai ser agora que ela está no BBB25, afinal, a fisiculturista anunciou que consome cerca de 40 ovos por dia. Mas será que essa alimentação realmente faz bem para a saúde? Confira os prós e contras!
Os participantes do BBB25 são divididos entre VIP e Xepa, e nesse segundo caso, a comida é muito racionada e limitada. Isso interfere diretamente nos ânimos da casa, e a internet está muito curiosa para saber como ficaria a questão da divisão de comida com essa dieta da Gracyanne.
A musa fitness afirmou consumir até 1.200 ovos por mês, e uma preocupação dos especialistas é que as pessoas atribuam os resultados do corpo dela exclusivamente à dieta proteica.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a influenciadora chegou a fazer um cálculo: “Eu só preciso de 4200 para ser feliz no BBB25”.
De acordo com o médico Amilton Macedo, estudioso de Medicina Preventiva, Dermatologia, Nutrologia, Tricologia e Oxidologia, cada ovo tem cerca de seis gramas de proteína, então Gracyanne consome 240g de proteína por dia, uma quantidade considerada por ele como altíssima, e desnecessária para a maioria das pessoas.
“A ingestão diária recomendada de proteína varia de acordo com vários fatores, como idade, sexo, nível de atividade física e objetivos individuais”, comenta o médico.
O médico menciona que a OMS recomenda entre 0,8 e 1 grama de proteína por kg de peso a quem não pratica atividade física diariamente, e, para quem pratica, de 1 a 2 gramas por kg.
Benefícios e malefícios da dieta
De acordo com o médico, o excesso pode sobrecarregar os rins, e também pode levar a outros problemas de saúde, como desequilíbrios nutricionais e aumento do risco de doenças crônicas.
“Uma alimentação equilibrada fornece ao corpo os nutrientes essenciais necessários para o seu funcionamento adequado e inclui uma variedade de alimentos de diferentes grupos alimentares, o que garante a ingestão de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras em quantidades equilibradas”, explica.
Mas vale observar que os ovos não são vilões do colesterol como as pessoas pensam, e fazem bem para a saúde — desde que o consumo seja feito sem exageros.
Ainda em relação a um consumo mais consicente, estudos mostram que consumir um ovo por dia não aumenta o risco de diabetes tipo 2.
Ovo faz bem para a saúde?
De acordo com a American Heart Association, os ovos são uma fonte eficiente e rica de proteínas e vitaminas, e também uma boa fonte de outros nutrientes, incluindo vitamina D (que auxilia na saúde dos ossos e no sistema imunológico) e colina (que auxilia no metabolismo e na função hepática, bem como no desenvolvimento do cérebro fetal).
A American Heart Association sugere um ovo (ou duas claras) por dia para pessoas que os comem, como parte de uma dieta saudável. Ou seja: sem consumo exagerado de ovos.
*Com informações de Canal Tech