3 comandos secretos para personalizar o ChatGPT
A maioria das pessoas usa o chatbot da OpenAI como uma ferramenta de perguntas e respostas, mas a inteligência artificial também possui alguns comandos secretos. Essa técnica destrava funcionalidades para expandir recursos e personalizar o ChatGPT.
No melhor estilo mIRC, dá para escrever as configurações com a barra oblíqua (/) e ajustar a interação de acordo com as preferências ou necessidades de quem usa.
3 comandos avançados para treinar o ChatGPT
Os comandos abaixo devem ser escritos na tela de bate-papo do ChatGPT. Eles funcionam em português do Brasil, então você pode apenas copiar o conteúdo abaixo e colar no local.
O comando de temperatura permite definir o estilo de resposta do modelo a partir de uma numeração de 0 a 1. Funciona assim:
- Quanto mais alto o valor adicionado (entre 0,6 e 1,0), mais criativas (e aleatórias) serão as respostas;
- Se optar por valores mais próximos de zero (0,1 e 0,5), o conteúdo terá formato mais direto e coerente.
O modo de temperatura elevada permite a criação de conteúdo mais original. Apesar disso, a probabilidade de erro também é maior, por isso é necessário ter cautela no uso.
O comando do ChatGPT mais complexo desta lista tem uma função simples: definir o total de caracteres gerados em uma resposta. Os tokens abrangem números, letras, espaços e símbolos usados nas respostas — o máximo é 4096 entradas.
Limitar o número de tokens a um valor determinado pode ser excelente para reduzir o tamanho do conteúdo gerado, mas reflete na criatividade da resposta. Para restaurar o modo padrão, é só fechar a janela atual e iniciar um chat novo.
O usuário pode escolher entre diferentes modos de resposta para o ChatGPT conforme o seu gosto. Esses são os três modos disponíveis:
- Seguro;
- Neutro;
- Ousado.
Cada estilo tem uma pegada específica tanto em texto quanto em conteúdo. O modo “seguro” evita respostas controversas, enquanto o “ousado” pode fornecer respostas mais criativas e imprevisíveis.
ChatGPT pode ser usado de modos criativos
Se você tiver alguma dificuldade de conexão com a internet durante o uso do ChatGPT, pode tentar algumas soluções: o Network Error é mais comum do que se pensa, mas pode ser minimizado com algumas estratégias.
Além disso, vale lembrar que a ferramenta de IA tem algumas limitações de acesso às informações. Exceto em versões de desenvolvedores, que já acessa a internet, o modelo tira suas informações a partir do seu treinamento em imensas bases de dados.
Mas se você estiver passando por dificuldade, como problemas de saúde, tristeza ou depressão, a dica é evitar o chatbot. Embora ele tente ajudar em “assuntos pesados”, o ideal é sempre buscar ajuda profissional para não desencadear nenhum gatilho pior.
*Com informações de Canal Tech