Nova York propõe plano de ação para uso responsável de IA na cidade

O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, divulgou nessa segunda-feira (16) um plano de ação sobre o uso de inteligência artificial que tem como objetivo ajudar as agências municipais a avaliar os riscos e os benefícios de cada tecnologia para a vida dos nova-iorquinos.

O projeto contém 37 ações principais — das quais 29 devem ser iniciadas ou finalizadas até o final do próximo ano — e foram definidas com a colaboração de 50 funcionários de 18 agências da cidade e a contribuição de representantes da sociedade civil, da indústria e de instituições acadêmicas.

Uso responsável de IA

Segundo o comunicado da prefeitura de Nova York, o plano de ação estabelece um manual de governança na implementação de soluções com IA e cria um conselho consultivo para analisar as oportunidades e os desafios que a tecnologia representa.

Atualmente, a cidade conta com mais de 30 modelos de algoritmos que são utilizados em diversas agências seja para determinar taxas de seguro, analisar padrões em investigações criminais ou auxiliar o aconselhamento médico.

Prefeitura vai capacitar agências municipais para o uso responsável de IA (Imagem: Luca Bravo/Unsplash)
Prefeitura vai capacitar agências municipais para o uso responsável de IA (Imagem: Luca Bravo/Unsplash)

O plano de ação visa determinar políticas para o uso responsável dessas ferramentas à medida que novas aplicações se tornam possíveis. A iniciativa aborda um dos problemas mais graves da inteligência artificial: o viés algorítmico que pode perpetuar desigualdades e excluir grupos marginalizados.

“Devemos ter clareza sobre as potenciais armadilhas e riscos que estas tecnologias apresentam. Tenho orgulho de apresentar um plano que capacitará as agências municipais a implantar tecnologias que podem melhorar vidas e, ao mesmo tempo, proteger aquelas que podem sofrer danos”, declarou o prefeito Eric Adams no anúncio do projeto.

A proposta inclui a capacitação dos funcionários municipais para trabalhar de forma eficiente com a IA e a publicação de um relatório anual com indicadores de progresso e implementação de tecnologia na cidade.

Junto com o anúncio do plano de ação, a prefeitura de Nova York lançou o site MyCity Business que apresenta um chatbot piloto de IA com informações de mais de 2 mil sites e artigos de negócios para ajudar os empresários e empreendedores a alavancar seus negócios na cidade.

*Com informações de Canal Tech

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *