2022: um ano nublado para o mercado automotivo 

Meus queridos e minhas queridas! Chegamos ao entardecer de 2021. Após muitas altas de preço e despedidas que fizeram desse nosso mercado automotivo ainda mais escasso e avesso à diversidade, cá estamos batendo nas portas de um novo ano, sem muita esperança de mudança… 

Desculpe a sinceridade e a visão cética, mas a verdade é que 2022 não trará a solução milagrosa que reduzirá os preços dos carros, e permitirá a você ter aquele maravilhoso SUV de 7 lugares por módicos R$ 120 mil. Vou me arriscar aqui, fazer um exercício de futurologia, astrologia, nostalgia, e várias outras “gia”, para ilustrar o que penso que 2022 nos trará! 

Não, não vou perder meu tempo, e o seu, falando sobre os modelos que serão lançados, e quais serão aposentados. Isso você vê em todos os sites por aí. Vamos mais fundo na ferida! Quer que eu faça um resumo de 2022 em uma frase? “Não compre carro esse ano!” Parafraseando aquele velho clichê de propaganda de concessionárias…  

Explico-me: as altas de preço, fruto da desaceleração da nossa economia, desvalorização do Real e da alta mundial, que tanto nos machucaram em 2021, tendem a continuar em 2022. Não adianta chorar… Então seu tão sonhado carro zero km vai ficar mais caro, e seu um pouco menos sonhado carro usado vai também, como consequência. 

A desaceleração dessa sequência de altas passa por soluções para nossos problemas econômicos. E, como você sabe, 22 é ano de eleição presidencial. Historicamente, não há mudanças bruscas em anos eleitorais. E mudanças singelas não vão surtir esse efeito todo… logo não espere estabilização nos preços. 

Deixe a compra do seu carro novo, seja ele zero ou usado, para 23. Por que? Porque havendo mudança de governo ou não, é bem provável que 23 seja um ano de ações para aquecimento da economia. Maior oferta de crédito, redução de alíquotas… já vimos isso acontecer. Aí então pode se tornar mais fácil e menos doloroso trocar sua jabiraca por um modelo mais novo. Até lá, acesse nosso canal para pegar dicas de como manter seu carrinho velho andando. 

No quesito lançamentos, aposentadorias, etc. O mais provável é que o mercado venha seguindo a tendência dos últimos anos: aposentar sedãs e hatches médios, e substituí-los por SUVs pequenos. Há a promessa da nova Chevrolet Spin, um sopro de minivan em meio a um mar de SUVs. Pode ser uma bela opção na faixa de R$ 120 a 140 mil, onde não existem muitos modelos de 7 lugares. Mas não acredito muito que esse lançamento ocorra esse ano… 

Nos seminovos, é provável que o mercado desacelere, forçando os preços a ampliarem um pouco a distância até os preços dos veículos novos. Mas não espere estabilização ou redução… 

No mais, aguentem firme! Será um ano atribulado, confuso, onde as disputas políticas, profissionais e até familiares tendem a se acirrar. Junte seu suado dinheirinho para eventualidades e para manutenção da sua jabiraca. E espere por tempos de céu azul, pois a esperança é a última que morre! 

A família Perda Total deseja a todos um próspero ano novo!!! 

Antonio Frauches, engenheiro mecânico e entusiasta do mundo automotivo. 

Siga o Perda Total nas redes: 

YouTube: www.youtube.com/c/PodcastPerdaTotal 

Instagram: www.instagram.com/perdatotal_podcast/ 

Tiktok: vm.tiktok.com/ZM8GLEo1n/ 

Facebook: www.facebook.com/perdatotalpodcast 

Twitter: twitter.com/PerdaTotal_pod?t=hfooT0-imwj9etnMSABD5Q&s=09 

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *