11 dicas para desenvolver o seu comportamento no trabalho
Especialista indica atitudes positivas para ter um bom relacionamento com colegas e superiores na empresa
1. Preste atenção aos padrões da empresa
Entenda as regras e siga os procedimentos da empresa.
2. Seja educado
Haja com respeito, ética e simpatia com todos os profissionais, desde a equipe de limpeza até os executivos do alto escalão.
3. Aproveite as oportunidades
Participe dos programas disponibilizados para integração, capacitação e desenvolvimentos dos profissionais.
4. Esteja atento às expectativas da empresa
Conheça bem a cultura do local e o que é esperado de todos os funcionários.
Brincadeiras de mau gosto devem ser evitadas no trabalhoImagem: G-Stock Studio | Shutterstock
5. Tenha cuidado com as brincadeiras
Seja bem-humorado, mas tome cuidado com brincadeiras de mau gosto e que possam interferir na rotina de trabalho.
6. Saiba ouvir
Todas as pessoas têm opiniões e, às vezes, elas podem não “bater” com a sua. Sempre escute e saiba admitir quando uma ideia é melhor que a sua.
7. Separe o pessoal do profissional
Procure não misturar vida profissional com pessoal. Evite fazer e atender ligações, passar e-mails e mensagens pessoais durante o horário de trabalho. Se for alguma urgência, vá para um lugar reservado e seja sucinto.
8. Tenha cuidado com a postura
Tome cuidado com a altura da voz, posição de como se senta à mesa de trabalho e como utiliza os equipamentos e dependências da empresa.
9. Respeite o espaço dos colegas
Procure não prejudicar ninguém com as suas atitudes e mantenha sobriedade e respeito ao espaço do colega.
10. Evite comentários negativos
Evite desabafos e reclamações sobre a empresa e os colegas de trabalho nas redes sociais.
11. Seja pontual
Considere o horário pré-destinado para cumprir as suas funções no ambiente de trabalho e, caso aconteça algum imprevisto, ligue avisando. Isso mostra responsabilidade e comprometimento.
*Com informações de Jovem Pan