10 filmes icônicos que mudaram de título antes do lançamento
Muitos filmes clássicos e icônicos são lembrados apenas pelo seu título de tão marcantes que são. Diversos deles, no entanto, tinham outros nomes antes mesmo de serem lançados, recebendo essa mudança pelos motivos mais variados. Talvez, sem a alteração, não teriam conquistado tanto o público.
Filmes bastante populares como Titanic, E.T. – O Extraterrestre, De Volta Para o Futuro e até American Pie tinham outros títulos antes do lançamento mundial por inúmeros motivos. Um dos mais comuns era para evitar que spoilers saíssem dos estúdios, mas a maioria eram apenas péssimas decisões.
Confira 10 filmes icônicos que quase tiveram títulos absurdos.
10. O Massacre da Serra Elétrica
O fime O Massacre da Serra Elétrica quase teve outro nome. Antes mesmo de ser lançado, o longa se chamava Head Cheese, “queijo de cabeça” na tradução literal. O nome horrendo e tão macabro quanto o filme faz referência a um alimento que é feito com as partes moles da cabeça do porco, no Brasil conhecido como cabeça de xara.
O último filme da franquia O Massacre da Serra Elétrica pode ser assistido na Netflix.
9. De Volta Para o Futuro
Antes de ser lançado nos cinemas, o filme De Volta Para o Futuro se chamava Space Man From Pluto, algo como Homem Espacial de Plutão, ou Astronauta de Plutão. O título chegou a ser incluído nos roteiros, mas felizmente a sugestão não foi aceita no final.
A trilogia De Volta Para o Futuro pode ser assistida no Prime Video, Star+ e Globoplay.
8. Uma Linda Mulher
O filme Uma Linda Mulher, nome em português para Pretty Woman, quase se chamou apenas 3000. O número é a quantia de dólares que Vivian (Julia Roberts) recebe para fingir que é a namorada de Edward (Richard Gere). No entanto, o título foi alterado para o nome da música Pretty Woman, de Roy Orbison, que também é trilha sonora do romance.
Uma Linda Mulher está disponível no Star+.
7. American Pie
O clássico da comédia besteirol American Pie quase se chamou outra coisa. Na verdade, dois outros nomes eram cotados pelos criadores do filme, como East Great Falls High, que era nada menos que o nome da escola.
A outra opção era um nome bem grande: Teenage Sex Comedy That Can Be Made For Under $ 10 Million That Your Reader Will Love But The Executive Will Hate. O longo título significa, na tradução livre, “Comédia Sexual Adolescente que Pode Ser Feita Por Menos de US$ 10 Milhões que Seu Leitor Vai Amar, Mas Seu Executivo Vai Odiar”.
Também existem registros de que American Pie, que significa Torta Americana, se chamaria Comfort Food, ou Comida Confortável na tradução literal. O termo é usado para classificar comidas que remetem a algo especial.
American Pie pode ser assistido no Prime Video, Star+, Lionsgate+ e Globoplay.
6. Pulp Fiction
Pulp Fiction, clássico de Quentin Tarantino, quase não teve esse nome. O longa tem esse título em referência ao gênero de revista chamado Pulp, que ganhou notoriedade entre o final do século XIX e início do século XX.
Mas antes de Pulp Fiction, o diretor pensou em batizar o filme de Black Mask, ou Máscara Negra, que era o título de uma revista pulp bastante famosa.
Você pode assistir ao filme Pulp Fiction no Globoplay.
5. Alien – O Oitavo Passageiro
O filme Alien – O 8º Passageiro tem um título que vai direto ao ponto, mas o roteirista do clássico, Dan O’Bannon, nomeou o longa como Star Beast, algo como Besta Estelar. Ele conta que resolveu mudar o título quando percebeu que a palavra “alien” aparecia muitas vezes no roteiro.
Alien – O 8º Passageiro está disponível no Star+.
4. Psicose
O terror Psicose, um grande clássico do cinema, poderia ter se chamado outra coisa: Wimpy, ou “Covarde”. Na verdade, o longa de Alfred Hitchcock teve esse nome durante toda a produção, mas por um bom motivo. Em uma era sem internet, o diretor temia que as pessoas soubessem que a trama fosse baseada no livro Psicose e fossem atrás de descobrir o que acontece na história.
O clássico Psicose está disponível no Star+, Globoplay e Oldflix.
3. Pânico
O filme Pânico, conhecido originalmente por Scream, quase teve outro nome antes de ser lançado mundialmente. Antes, o título que significa “Gritar” seria The Scary Movie, ou “O FIlme Assustador” na tradução literal. Como os criadores apostaram, o nome escolhido soa mais agradável e passa uma sensação de medo maior.
O primeiro filme da franquia Pânico pode ser assistido no Paramount+, HBO Max e Globoplay.
2. E.T. – O Extraterrestre
O filme E.T. – O Extraterrestre, um dos maiores sucessos da década de 1980, poderia ter se chamado A Boy’s Life, algo como “Vida de Garoto” na tradução livre. Porém, mais uma vez se tratava de um codinome criado por Steven Spielberg para que ninguém tentasse pegar algum spoiler ou plagiasse o filme.
E.T. – O Extraterrestre está disponível no Prime Video no Globoplay.
1. Titanic
Titanic, um dos maiores clássicos de James Cameron, quase se chamou Planet Ice, ou “Planeta Gelo” na tradução livre. Se este tivesse sido o nome, talvez o longa não chamaria tanta atenção de imediato, já que o título ser o nome do navio que realmente existiu é mais atraente.
Você pode assistir ao filme Titanic no Star+.
*Com informações de Canal Tech