10 dicas para acertar na escolha de um vinho “premium”
O português Cláudio Martins, da consultoria de vinhos Martins Wine Advisor, representante da OENO GROUP no Brasil para “fine wines”, compartilha alguns ensinamentos de sua ampla experiência e paixão pela bebida
Uma vez que a qualificação de “bom vinho” é muito subjetiva, saber escolher o vinho certo significa considerar vários fatores – incluindo ocasião, preferências de sabor, rótulos e preços.
Embora a combinação destes fatores seja diferente para cada pessoa, Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor e representante da OENO GROUP no Brasil para “fine wines”, dá algumas dicas para a escolha perfeita e aperfeiçoamento constante:
- Se você é novo na arte de saborear o vinho, comece com um branco ou um rosé.
- Explore novos sabores e não pare de buscar, mesmo que já tenha encontrado alguns de sua preferência.
- Considere a ocasião para a escolha do vinho.
- Leia o rótulo – e aprenda o que está lendo, busque informações para entender sobre o que ele diz.
- Procure por vinhos de “segundo rótulo”, que possuem valores mais baixos, mas também são de excelente qualidade.
- Não foque na idade do vinho. Embora haja uma percepção comum de que quanto mais velho o vinho melhor ele é, não é verdade. Apenas alguns vinhos se tornam melhores com a idade, e vinhos distintos são melhores após diferentes períodos de envelhecimento.
- Não deixe que o preço conduza à sua escolha. Uma garrafa de vinho mais cara nem sempre significa que vai conter um vinho melhor.
- Não deixe de comprar vinhos com tampas de rosca. Embora as garrafas que utilizam estas tampas tenham uma má reputação, o vinho pode ser delicioso.
- Faça um registro dos vinhos que experimenta. Uma vez feita a sua compra, lembre-se de anotar o nome do vinho, a região e as castas, para poder distinguir no futuro e lembrar-se dos que mais gostou, das uvas etc.
- De vez em quando, experimente uma nova casta, não fique apenas nas que você gosta. Embora as suas notas de vinho sejam valiosas para lhe ensinar mais sobre o tipo de vinhos de que gosta, é importante diversificar de vez em quando.
Sobre a MWA
Fundada em 2014 por Cláudio Martins e Micaela Martins Ferreira, a Martins Wine Advisor presta serviços de consultoria ao mercado HORECA, consumidor privado e consumidor final, bem como ao segmento corporativo. Em 2018, inicia com a área de gestão de ativos (vinhas e quintas), proporcionando aos investidores o contato com projetos estruturados. A MWA engloba atualmente cerca de 20 clientes internacionais e nacionais. Mais informações em www.martinswineadvisor.com.
*Com informações de Viviane Ponte, assessoria.