10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos
A Pepper listou fatos curiosos que ocorreram na história das Olimpíadas. Veja!
A Olimpíada de 2021, em Tóquio, está ocorrendo de forma diferente em relação às edições anteriores, devido à pandemia da covid-19. Como a maior parte da população ainda não está vacinada, a ausência do público vem fazendo falta, mas os cuidados para evitar aglomerações são necessários e continuam, com testagem diária nos atletas e na comissão técnica. O lado bom é que podemos acompanhar os jogos no conforto da nossa casa, diretamente da nossa TV.
Mesmo que você não goste de esportes, há algo mágico sobre os Jogos Olímpicos, que você não pode negar: a gente se emociona com os vencedores, choramos com os perdedores, gritamos com a TV e até nos apaixonamos por “estranhos”, aqueles atletas que a gente nem conhecia, mas que se entregou tanto que acabamos criando até um carinho por ele. Este é o verdadeiro espírito olímpico! E como estamos no clima das Olimpíadas, listamos alguns fatos sobre da história dos Jogos Olímpicos para você conhecer.
1) Origem
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia, na cidade de Olímpia, no século VII A.C, e eram realizados a cada quatro anos e assim continuaram por 12 séculos. Em seguida, no IV século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio I, e isso incluiu também os Jogos Olímpicos. No entanto, a tradição foi ressuscitada cerca de 1500 anos depois, e os primeiros Jogos Olímpicos modernos foram realizados em 1896 na Grécia.
2) Significado do símbolo olímpico
Os arcos do símbolo olímpico representam os cinco continentes da Terra: América, Ásia, África, Europa e Oceania, e pelo menos uma das
5 cores dos arcos (amarelo, verde, vermelho, preto e azul) está presente na bandeira de algum país existente no mundo. No caso do Brasil, temos três: verde, amarelo e azul. Legal, né?
3) Estreia do Brasil nas Olimpíadas
Em 1920, o Brasil estreou nas Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica). A delegação brasileira foi composta por 22 atletas, de cinco modalidades (natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo).
4) Primeira conquista olímpica brasileira
Em 2 de agosto de 1920, Afrânio Antônio da Costa sagrou-se o primeiro esportista a ganhar uma medalha olímpica para o Brasil ao conquistar o segundo lugar na prova individual dos 50m de pistola livre. No mesmo dia, Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Guilherme Paraense e Afrânio Costa garantiram o bronze na prova por equipes. No dia seguinte, veio o primeiro ouro olímpico brasileiro: Guilherme Paraense levou o País ao lugar mais alto do pódio, marcando 274 pontos de 300 possíveis, dois pontos à frente do americano Raymond Bracken. Paraense venceu a prova de pistola rápida de 25 metros acertando um tiro na mosca na prova de desempate individual.
5) Países que já sediaram uma Olimpíada
Os Jogos Olímpicos foram sediados por 23 países diferentes. A Europa é o continente que mais vezes recebeu os jogos, com 16. América do Norte segue em segundo com 5, sendo que 4 foram realizadas nos Estados Unidos. A Ásia completa o pódio, ficando em terceiro, com três participações. Duas em Tóquio, 1964 e 2020/21.
6) Mulheres nas Olimpíadas
As mulheres só foram autorizadas a competir nos Jogos Olímpicos em 1900. A primeira mulher a receber um ouro olímpico foi a britânica Charlotte Cooper, vencedora nas finais de tênis simples e duplas mistas nos Jogos de Paris.
7) Atleta recordista em medalhas
O atleta mais premiado da história é o nadador americano Michael Phelps, que conquistou 28 medalhas (23 ouro) em 4 Olimpíadas. O recorde de ouros obtidos em uma só edição também é dele.
8) Medalhas de ouro não são feitas de ouro
Na verdade, elas são feita de prata e recebem um banho de ouro no final. Conforme registros dos Jogos Olímpicos, as últimas medalhas de ouro maciço que foram feitas foi em 1912.
9) Primeira transmissão ao vivo pela televisão
Os Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, tiveram pela primeira vez transmissão ao vivo pela televisão. Segundo o site oficial do COI (Comitê Olímpico Internacional), mais de 200 milhões de pessoas assistiram às competições em 18 países da Europa.
10) Tragédia em Munique
As Olimpíadas também foram marcadas por uma situação trágica. Em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, membros do grupo terrorista palestino Setembro Negro entraram no Complexo Olímpico da cidade e sequestraram nove membros da delegação israelense. O objetivo do grupo era trocar os reféns por mais de 200 presos políticos ligados ao terrorismo internacional. As negociações com as autoridades alemãs tomaram o pior rumo possível, e os terroristas detonaram com granadas o helicóptero onde se encontravam os atletas israelenses, matando todos instantaneamente.
*Redação Revista Pepper